top of page

Hábitos para abrir mão e ser bem-sucedida no trabalho

Ser bem-sucedida vai muito além de se esforçar no trabalho ou liderar um projeto. É preciso abrir mão de alguns hábitos para fazer de você uma profissional (e mãe, filha, esposa, mulher...) muito melhor!

É natural sentirmos que só seremos pessoas completas se tivermos sucesso no trabalho. Para muitos, inclusive, ter uma carreira sólida e consistente entra em primeiro lugar no ranking “O que faz de você uma pessoa bem-sucedida”. O problema é que nem sempre nosso esforço é suficiente para chegarmos ao topo. Muitas vezes nossas próprias atitudes acabam sabotando nosso caminho em direção ao sucesso na carreira. Não acredita? Então dá uma olhada nessa lista de hábitos que você definitivamente precisa abrir mão para ser bem-sucedida no trabalho (e na vida!)

1. Sempre dizer SIM Dizer “sim” pra tudo pode ser realmente prejudicial à sua carreira. Embora recomenda-se aceitar e assumir a maioria dos projetos possíveis, principalmente se você estiver acabado de ingressar na empresa, você não pode se sobrecarregar ao ponto de executar cada função sem dar o seu melhor. Lembre-se: qualidade é melhor que quantidade, sempre! O “sim” normalmente vem acompanhado de uma imensa necessidade de agradar os outros, mas será que isso não vai acabar prejudicando o crescimento da sua empresa a longo prazo, e até mesmo afetando a qualidade do seu serviço? De acordo com um atilo sobre estilo de vida, o jornal americano The Muse, garante que sim: dizer “sim” o tempo todo pode ainda afetar você na hora de tomar decisões. Você perde o foco e deixa de lado o campo racional na hora de avaliar cada situação.

2. Ter pessoas tóxicas na sua vida É difícil de sentir bem sobre si mesma, seja na vida pessoal ou profissional, se você se manter rodeada de pessoas negativas e pessimistas. Ser realista é importante, mas quando você se cerca de pessoas que não acreditam em você ou no seu potencial, fica fácil acreditar que você jamais alcançará o topo. Você precisa cortar essas amizades o quanto antes! Um estudo realizando pela TalentSmart com mais de um milhão de pessoas, descobriu que 90% das profissionais bem-sucedidos sabem como neutralizar pessoas tóxicas em sua vida. A conclusão da pesquisa? Em casos mais simples, sugere-se limitar o quanto você deve absorver das queixas feitas por pessoas negativas. Outras medidas, mais radicais, afirmam que você deve cortar de vez o laço com qualquer pessoa que possa interferir negativamente na sua produtividade.

3. Não planejar o seu dia Essa é uma ótima maneira de definir suas metas e saber exatamente o que você precisa realizar durante o expediente. Se você não se planejar previamente, as chances de você perder o foco são enormes. De acordo com um artigo da Forbes, Laura VanderKam, autora de “O que as pessoas mais bem-sucedidas fazem no trabalho”, diz que muitas pessoas se encontram no modo de triagem, o que basicamente significa dar prioridade aos compromissos que são super urgentes, lidando com uma situação de cada vez. VanderKam sugeriu ainda ter uma sucessão de planejamento pelo menos uma vez por semana ou montar uma grande planilha no final do ano. Essa prática funciona ainda melhor se semanalmente você fizer uma autoavaliação da sua proatividade em relação aos compromissos que planejou cumprir. Será que você conseguiu tirar todos eles da sua lista?

4. Medo de rejeição ou fracasso Não me entenda mal, mas o fracasso é o melhor caminho para você crescer profissionalmente. Pessoas perfeccionistas tendem a demorar ainda mais para aceitar que é através das nossas falhas e necessidade de começar de novo que aprendemos com nossos erros e finalmente descobrimos o caminho para o sucesso. O fracasso, por si só, não é algo ruim e as pessoas bem-sucedidas tomam isso como mantra. O próprio artigo da Forbes que citei anteriormente comenta que pessoas bem-sucedidas corajosamente falham porque já entenderam que a melhor maneira de aprender é com seus próprios erros.

5. Procrastinação Por que será que quando a gente tem mais de 10 páginas de um relatório para estudar, nosso Facebook parece incrivelmente atraente? É difícil negar que preguiça e procrastinação são uma delícia, mas essa mania de deixar seus compromissos para última hora acaba prejudicando você, tanto no trabalho, quanto na vida pessoal. Ao completar suas tarefas com antecedência, você permite que outras portas sejam abertas ou até mesmo que você tenha tempo de sobra para resolver um problema caso algum empecilho surja no meio do caminho.

6. Se importar com a opinião dos outros Você deve ouvir a si mesma na hora de tomar decisões que podem fazer de você uma mulher bem-sucedida. Se você está começando seu próprio negócio, ou liderando algum projeto, o melhor é ouvir sempre a sua intuição na hora de escolher o que é melhor para o futuro da empresa. De acordo com um artigo Fast Company, Robert Greene afirma que a maioria das pessoas se preocupa mais com a imagem que passa para os outros, ao invés de fazer aquilo que realmente ama. Não existe trabalho bem-feito que seja realizado sem paixão e não há como se tornar uma mulher poderosa e bem-sucedida que você não acreditar em você, no seu potencial e capacidade na hora de assumir riscos.

Dicas anotadas? Agora é só trilhar sua carreira rumo ao sucesso!

matéria do site: www.fabianascaranzi.com.br

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page