top of page

Síndrome Do Intestino Permeável É Causado Pelo Glúten?


Uma condição gastrointestinal chamada permeabilidade intestinal, ou síndrome do intestino permeável, está ganhando atenção em todo o mundo.

Alguns profissionais médicos negam que o intestino gotejante (intestino permeável) existe, enquanto outros afirmam que é a raiz de quase todas as doenças. A verdade é que pesquisas já começam a apontar o papel que o glúten desempenha nesse problema.

Neste artigo, eu irei explicar mais sobre a pesquisa sobre glúten e síndrome do intestino permeável.

Não deixe de ler e compartilhar.

Intestino Permeável X Glúten

Se você ainda não está familiarizado com o termo, glúten é uma mistura de proteínas encontradas naturalmente em grãos como trigo, cevada e centeio. É responsável pela natureza elástica da massa de pão, por exemplo. O glúten também dá ao pão sua textura e sabor.

As duas principais proteínas que compõem o glúten são gliadina e glutenina. Gliadina é a porção do glúten que traz malefícios para a saúde. Se você me segue, já sabe que o sistema digestivo desempenha várias funções muito importantes em seu corpo.

O trato digestivo é onde o alimento é quebrado e nutrientes são absorvidos na corrente sanguínea. As paredes dos intestinos também servem como uma barreira importante entre o intestino e o resto do corpo.

A parede intestinal serve como um “portão”, determinando quais substâncias passam para a corrente sanguínea e órgãos.

Permeabilidade intestinal é um termo que descreve como facilmente as substâncias passam através da parede intestinal. Normalmente, há pequenas lacunas entre as células do intestino delgado chamadas junções apertadas.

Se estes estiverem danificados ou ficarem muito soltos, isso fará com que o intestino se torne “gotejante”, permitindo que substâncias e organismos no intestino fiquem na corrente sanguínea.

Este fenômeno de aumento da permeabilidade intestinal é também conhecido como síndrome do intestino permeável. Quando as bactérias e toxinas estão “vazando” na corrente sanguínea isso pode provocar uma inflamação generalizada no corpo.

O aumento da permeabilidade intestinal tem sido implicado em doenças autoimunes incluindo diabetes tipo 1, doença de Crohn e doenças inflamatórias da pele.

Glúten Causa Problemas Significativos

Aqui eu começo explicando que a forma mais grave de intolerância ao glúten é chamada doença celíaca. O celíaco é uma doença autoimune hereditária.

Para os indivíduos com doença celíaca, glúten pode causar diarreia, dor de estômago, gases excessivos e erupções cutâneas. Ao longo do tempo, pode causar danos aos intestinos, o que prejudica sua capacidade de absorver certos nutrientes.

No entanto, algumas pessoas que não são celíacas também reagem negativamente ao glúten, chamamos isso de sensibilidade ao glúten não celíaca.

Os sintomas são semelhantes à doença celíaca, mas sem a resposta autoimune. Pessoas com sensibilidade ao glúten não celíaca podem experimentar diarreia, inchaço e gases, juntamente com dor nas articulações e problemas de concentração.

Não existe atualmente nenhum método clínico de diagnóstico de sensibilidade ao glúten não celíaco. Se você reagir negativamente ao glúten e seus sintomas são aliviados com uma dieta sem glúten, você provavelmente tem sensibilidade ao glúten.

Glúten E A Permeabilidade Intestinal

Vários estudos têm mostrado que o glúten pode aumentar a permeabilidade intestinal e causar uma resposta imune no corpo.

O sistema imunológico responde a substâncias que reconhece como prejudiciais por causar inflamação. A inflamação é o mecanismo de auto-proteção natural do corpo, mas a inflamação persistente (inflamação crônica) está associada a múltiplas doenças.

Em indivíduos sensíveis, o glúten é considerado um invasor, causando inflamação.

Zonulina é uma proteína que regula as junções apertadas do intestino delgado. Quando a zonulina é liberada no intestino, as junções apertadas abrem ligeiramente e permitem que partículas maiores passem através da parede intestinal.

Estudos descobriram que o glúten ativa a zonulina, o que leva ao aumento da permeabilidade intestinal.

Pesquisas apontam que o glúten ativa zonulina em células de indivíduos com e sem doença celíaca. Contudo, os níveis de zonulina foram muito mais elevados nas células de doentes celíacos.

Como Afeta Pessoas Com Sensibilidade Ao Glúten?

Estudos têm consistentemente demonstrado que o glúten aumenta significativamente a permeabilidade intestinal em pacientes celíacos.

Há resultados mistos quando se trata de indivíduos sem doença celíaca. Estudos em tubo de ensaio demonstraram que o glúten aumenta a permeabilidade intestinal, mas isso não foi confirmado em estudos com humanos.

Um estudo clínico também descobriu que o glúten aumentou a permeabilidade intestinal em pacientes com síndrome do intestino irritável (IBS).

Fatores Que Contribuem Para A Síndrome Do Intestino Permeável

Profissionais médicos ainda estão tentando entender exatamente o que provoca a síndrome do intestino permeável, mas existem alguns fatores que são conhecidos por contribuir para a condição:

Dieta insalubre: Uma dieta rica em carboidratos refinados pode aumentar a permeabilidade intestinal.

Estresse: Estresse prolongado pode causar todos os tipos de problemas gastrointestinais, incluindo aumento da permeabilidade intestinal.

Antiinflamatórios não esteróides (AINEs): O uso excessivo de AINEs, como o ibuprofeno, pode aumentar a permeabilidade intestinal.

Inflamação: A inflamação crônica disseminada contribui para múltiplas doenças crônicas, bem como aumento da permeabilidade intestinal.

Flora intestinal comprometida: Quando o equilíbrio entre as bactérias benéficas e prejudiciais que revestem o intestino está comprometido, pode contribuir para a síndrome do intestino permeável.

Deficiência de zinco: A falta de zinco na dieta pode alterar a permeabilidade intestinal e contribuir para múltiplos problemas gastrointestinais.

Levedura: Levedura está naturalmente presente no trato intestinal. Quando o crescimento de levedura, principalmente candida, sai de controle, causa problemas.

Fatores Que Podem Melhorar A Sua Saúde Intestinal

Uma das chaves para melhorar a sua saúde intestinal e prevenir a síndrome do intestino permeável é melhorar a sua flora intestinal. Isso significa aumentar as bactérias benéficas em seu intestino para que elas ultrapassem em muito as bactérias nocivas.

Aqui estão algumas maneiras de melhorar sua saúde intestinal:

Probióticos: Probióticos são bactérias benéficas que podem melhorar a saúde intestinal. Probióticos são encontrados em alimentos como iogurte de kefir e chucrute.

Evite carboidratos refinados: Evite bebidas açucaradas e alimentos com açúcares adicionados ou farinha de trigo refinada. As bactérias nocivas no seu intestino prosperam nestes alimentos.

Coma alimentos ricos em fibras: frutas e legumes são ricos em fibras solúveis, que alimenta as boas bactérias no seu intestino.

O glúten causa problemas significativos para a sua saúde. Pesquisas mostram que o seu consumo pode aumentar a permeabilidade intestinal, também conhecida como intestino permeável.

Muitos pensam que o Glúten só não deve ser consumido por pessoas celíacas ou com intolerância, mas isso não é necessariamente verdade. Todos podem se beneficiar de uma alimentação livre de glúten!

Claro, porque uma alimentação livre de glúten significa ter uma alimentação de verdade. E uma alimentação de verdade traz inúmeros benefícios para a sua saúde. Por outro lado, uma alimentação rica em glúten e em alimentos processados e açucarados, te mantém acima do peso e doente.

www.drjulianopimentel.com.br

Tags:

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page