top of page

Lúpus: Conheça As Causas, Sintomas E Tratamentos


Você já ouviu falar de lúpus? Trata-se de uma doença autoimune que afeta mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo, e que pode causar sofrimento para quem a adquire.

Isto é especialmente grave para as mulheres, principalmente as que estão na meia-idade em idade fértil, porque cerca de 90 % dos pacientes de lúpus são mulheres.

Neste artigo, eu explico quais são as causas, sintomas e tratamentos do lúpus.

Não deixe de ler e compartilhar.

O Que É Lúpus?

O lúpus é um tipo de doença autoimune crônica que afeta muitos órgãos diferentes no corpo.

Erupções cutâneas, alterações de humor, fadiga crônica, dores de cabeça e dores corporais são sintomas comuns de lúpus.

Ele afeta mais mulheres do que os homens, mas ambos os sexos e pessoas de todas as idades e etnias podem desenvolver lúpus.

De acordo com um relatório publicado no Jornal Maedica de Medicina Clínica, o lúpus compartilha muitos sintomas com outras doenças.

Como: distúrbios da tireóide, fibromialgia, fadiga adrenal, doença de Lyme ou outras doenças auto-imunes, pode ser difícil o paciente receber um bom diagnóstico de lúpus.

Alguns especialistas até mesmo apelidaram de lúpus “o grande imitador”, porque os sintomas do lúpus são muitas vezes confundidos com vários outros problemas de saúde, muitas vezes levando a um longo caminho de recuperação para os pacientes.

A maioria das pessoas com lúpus é diagnosticada entre os 20 e 30 anos, às vezes após muito tempo não se sentindo bem. O lúpus é uma doença autoimune porque é um problema do sistema imunológico.

É causado por uma combinação de fatores genéticos e de estilo de vida, mas ter casos na família não é uma garantia para o desenvolvimento de lúpus.

A doença também não é contagiosa. Os sintomas de lúpus variam de leve a graves, muitas vezes indo e vindo com base em outros eventos na vida de alguém. Embora seja uma doença crônica que apresenta sérios riscos, muitas pessoas com lúpus podem gerenciar seu transtorno bem com o tratamento e são capazes de r continuar com sua rotinas de vida.

Tratamentos

Hoje, o lúpus é tratado com medicamentos convencionais – incluindo drogas imunossupressoras e medicamentos anti-inflamatórios.

Mas também pode ser gerenciado naturalmente com tratamentos alternativos, como ervas, e uma dieta rica em nutrientes.

Sintomas De Lúpus

Lúpus afeta cada pessoa de forma diferente, e há uma ampla gama de sintomas que podem ser atribuídos à doença.

Existem dois tipos de lúpus que causam diferentes conjuntos de sintomas: disco lúpus eritematoso (DLE) e lúpus eritematoso sistêmico (LES).

DLE afeta principalmente a pele é geralmente desencadeada pela exposição à luz solar que provoca lesões cutâneas.

Ele geralmente não danifica órgãos internos ou glândulas como a outra forma de lúpus faz. LES, por outro lado, afeta todo o corpo e é mais grave.

Alguns sintomas de lúpus geralmente são apenas temporários (como erupções cutâneas no rosto), enquanto outros podem ser persistentes e causar complicações graves (como dor nas articulações ou fadiga crônica).

O lúpus é considerado um transtorno autoimune crônico porque os sintomas tendem a durar mais de seis semanas e muitas vezes por muitos anos, ao contrário de outras doenças auto-imunes que podem desaparecer mais facilmente com mudanças no estilo de vida, como a doença de Hashimoto.

Embora seja muito mais comum em mulheres, os sintomas de lúpus em mulheres e homens são geralmente os mesmos.

Qualquer pessoa com lúpus que experimenta altas quantidades de estresse pode sentir a piora dos sintomas, pois a função imunológica baixa.

De acordo com a Fundação Lúpus, os sinais e sintomas mais comuns de lúpus incluem:

1-Fadiga e letargia

Aproximadamente 90% de todas as pessoas com lúpus experimentam algum nível de fadiga. Isso pode tornar difícil trabalhar, exercitar, cuidar de uma família e acompanhar as demandas do dia-a-dia.

2-Febre

Ter febre baixa recorrente é um dos primeiros sinais de lúpus e pode ser um sintoma de inflamação ou infecção.

3-Dor muscular ou articular

A rigidez e o inchaço podem ocorrer em torno de certas articulações ou músculos afetados. Certas articulações também podem aparecer vermelhas, inflamadas e quentes, e a dor pode piorar quando se desloca.

4-Má circulação nas extremidades (dedos das mãos e dos pés)

Isto é conhecido como fenômeno de Raynaud e faz com que os dedos das mãos e dos pés fiquem roxos por um curto período de tempo.

5-Erupções cutâneas

Isso inclui uma erupção no rosto que cobre as bochechas e o nariz.

As estimativas mostram que cerca de 50% das pessoas com lúpus experimentam uma erupção facial em forma de borboleta, urticária e fotossensibilidade.

Vermelhidão, descamação e coceira podem às vezes se desenvolver.

6-Sensibilidade à luz solar

Muitas pessoas com lúpus se queimam facilmente com a exposição ao sol e desenvolvem lesões de pele.

7-Falta de ar e dores no peito

Pessoas com lúpus possuem problemas respiratórios, e os pulmões e vias respiratórias podem se tornar inflamados devido ao inchaço.

Dores no peito são um sintoma causado pela inflamação do diafragma e inchaço dos vasos sanguíneos em torno dos pulmões.

8-Anemia e coagulação sanguínea anormal

Isto contribui para a fadiga e outros problemas.

9-Retenção de líquidos e inchaço (edema)

O inchaço é especialmente comum nos pés, pernas, mãos e / ou em torno dos olhos ou rosto.

10-Problemas digestivos

Isso pode incluir perda de apetite, azia, indigestão ácida ou outros problemas gastrointestinais.

11-Problemas para dormir

Muitas pessoas com lúpus experimentam algum nível de insônia.

12-Perda de cabelo ou mudanças na textura do cabelo

Devido à inflamação e irritação do couro cabeludo, o cabelo pode cair. Pelos faciais ou corporais também podem cair, incluindo as sobrancelhas ou os cílios.

13-Perda de libido

Isso pode ser devido ao estresse, fadiga e alterações hormonais. Sintomas de lúpus para as mulheres também podem incluir secura vaginal e menstruações irregulares.

14-Dores de cabeça

Isto inclui deficiências cognitivas, como confusão e perda de memória.

15-Complicações do Lúpus

Lúpus é uma doença grave e apresenta o risco de várias complicações se não tratada. Algumas complicações associadas ao lúpus podem incluir.

16-Danos pulmonares

Complicações podem se desenvolver quando os músculos diafragmáticos se tornam muito fracos, isso provoca falta de ar e maior suscetibilidade a infecções.

17-Danos renais

Nefrite é um tipo de inflamação nos rins que se desenvolve quando os rins não podem filtrar corretamente toxinas e resíduos do sangue. Isso pode causar inchaço, pressão alta e sangue na urina. e sangue na urina.

18-Doenças metabólicas e da tireoide

O lúpus aumenta o risco de doenças autoimunes da tireoide, que podem afetar negativamente o metabolismo de alguém, o ciclo menstrual ou os níveis hormonais, peso, coração, pele, rins e fígado.

19-Dano ao tecido conjuntivo e nervoso

O lúpus é capaz de causar danos à medula espinhal e ao cérebro, que afeta a sinalização nervosa e também a produção de neurotransmissores.

Esta é uma das razões pelas quais as pessoas com lúpus desenvolvem comprometimento cognitivo, mudanças de humor, e até mesmo convulsões ou acidentes vasculares cerebrais.

Estudos descobriram que as pessoas com lúpus também são mais propensos a lidar com os efeitos da ansiedade e depressão devido a uma complexa combinação de anormalidades bioquímicas que afetam diferentes partes do cérebro.

20-Doenças do coração

A inflamação a longo prazo causada pelo lúpus pode danificar o coração, os vasos sanguíneos e o tecido que cercam o coração.

Qual É A Causa

Embora a causa exata não seja conhecida, os especialistas sabem que o lúpus é desencadeado por alterações anormais no sistema imunológico de alguém.

Como outras doenças autoimunes, o sistema imunológico das pessoas com essa doença, são desencadeados por engano na luta contra tecidos e células saudáveis dentro do corpo por causa da falsa impressão de que o corpo está sendo ameaçado.

Quando o sistema imunológico pensa que está sob ataque de vírus, bactérias, alérgenos alimentares ou germes, ele produz proteínas de anticorpos para ajudar a combater os invasores estrangeiros, mas essas proteínas também danificam tecidos saudáveis no processo.

Isso causa inflamação e danos a várias partes do corpo, juntamente com numerosos sintomas.

Algumas das glândulas, órgãos e tecidos danificados por essa doença incluem a glândula tireoide, coração, intestino/sistema digestivo, pulmões e rins.

O sistema imunológico pode produzir numerosos auto-anticorpos que contribuem para o lúpus, especialmente um tipo chamado anticorpos antinucleares.

A genética desempenha um papel no desenvolvimento da doença, e os especialistas acreditam que certas pessoas nascem com genes que afetam a maneira como seus sistemas imunológicos funcionam, tornando-os mais suscetíveis ao lúpus.

Outros fatores de risco incluem:

  • Tomar certos medicamentos que afetam o sistema imunitário;

  • Toxicidade e exposição a produtos químicos;

  • Saúde intestinal prejudicada e síndrome do intestino permeável;

  • Deficiências nutricionais;

  • Alergias;

  • Cigarro;

  • Histórico de infecções;

  • Altos níveis de estresse que desgastam o sistema imunológico;

  • Desequilíbrios hormonais

Dieta Do Lúpus

Coma alimentos orgânicos, não transformados.

Consumir alimentos em sua forma natural limita a sua exposição a aditivos sintéticos, toxinas ou pesticidas.

Estes produtos químicos são muito comumente encontrados em produtos embalados e alimentos industrializados.

Reduzir a exposição a hormônios sintéticos, produtos químicos, medicamentos e metais pesados é crucial para a recuperação de quem tem lúpus.

Legumes Crus E Cozidos

Legumes crus promovem um ambiente alcalino no corpo que pode ajudar a manter os níveis de inflamação mais baixos.

Eles também fornecem antioxidantes, pré-bióticos, fibra dietética e muitas vitaminas e minerais essenciais.

Se comido cru ou cozido, algumas das melhores escolhas incluem folhas verdes, alho, cebola, aspargos, alcachofra, pimentão, beterraba, cogumelos e abacate.

Frutas Frescas

Frutas são ricas em vitaminas e outros nutrientes importantes como vitamina C e vitamina E, poderosos antioxidantes.

Peixes

Muitos tipos de peixes e frutos do mar fornecem gorduras omega-3 que ajudam a reduzir os níveis de inflamação.

As melhores opções são salmão, sardinha, cavala, truta e anchovas. O objetivo é consumir esses alimentos omega-3.

Alimentos Probióticos

Os probióticos são as “boas bactérias” que povoam os nossos tratos gastrointestinais e ajudam a manter-nos saudáveis, incluindo a saúde cerebral.

Entre os alimentos que contêm probióticos naturais estão o kefir e os seus derivados.

Caldo De Osso

Caldo de osso foi consumido por séculos e contém inúmeros nutrientes benéficos como colágeno, glutationa e minerais.

Ele pode ajudar a reduzir os sintomas autoimunes e inflamatórios que estão associados com lúpus, incluindo indigestão e dor nas articulações.

Ervas, Especiarias E Chás

Açafrão, gengibre, manjericão, orégano, tomilho, além de chá verde são benéficos.

Ela é uma doença autoimune com sintomas graves para a saúde.

Para os pacientes com lúpus, é essencial manter uma alimentação de verdade, livre de ingredientes industrializados que pioram os sintomas, e receber acompanhamento médico.

Você pode e merecer viver com qualidade de vida, apesar dessa doença. Então decida hoje mudar de vida e ser feliz!!

**A doença Lúpus pode ter os sintomas amenizados através da alimentação.

www.drjulianopimentel.com.br

Tags:

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page