top of page

Fale bem em público e se destaque em uma apresentação

Meus anos de experiência em televisão me ajudaram a controlar aquele frio na barriga que bate sempre que vou dar alguma palestra. O segredo para falar bem em público -- além de, claro, me preparar muito bem -- estão em sete passos que dão supercerto na hora de atrair a atenção dos ouvintes e passar sua mensagem da melhor maneira possível. Confira:

Mantenha a calma e mostre que você domina o assunto. As atenções serão todas suas!

1. Escolha uma frase de efeito Comece a apresentação com uma frase objetiva e clara, resumindo o tema e expondo exatamente do que se trata sua apresentação. Quanto mais impactante for o que você disser, melhor.

2. Fuja do branco Esqueceu o que ia falar? Não demonstre nervosismo e recomece a linha de pensamento com frases, como: “O que eu queria dizer é…” ou “Vale lembrar que…” . Essa jogada faz com que você reconte a história, encaminhando seu raciocínio ao ponto onde parou.

3. Powerpoint: menos é mais Essa ferramenta serve como apoio visual, portanto escreva nele o mínimo de texto possível em cada slide. São as suas palavras e expressão corporal que vão conquistar o público, não um texto decorado.

4. Ria de si mesma Não se desculpe se cometer alguma gafe ou deslize — pelo contrário, dê risada! A atitude mostra segurança e tira a impressão de que você está desesperada para agradar a todo custo.

5. Conheça seu público Um dia antes da apresentação, faça uma pesquisa sobre quem participará da reunião e o que eles esperam ouvir de suas ideias. Mais do que isso, deixe aberto espaço para que eles interajam com você e iniciem uma rodada de perguntas e debates.

6. Aprenda com seus vídeos Grave a sua apresentação. Só assim vai identificar (e acabar!) com seus cacoetes e vícios de linguagem, como os “né”, “então”, “tipo” e até mesmo com as pausas inoportunas, como os famosos “ãããã” e “éééé”. Pode não parecer, mas essas manias repetitivas incomodam e dispersam a atenção de quem está ouvindo.

7. A regra dos cinco minutos A verdade é que por mais incrível que a sua apresentação esteja, é quase impossível conseguir a atenção dos espectadores 100% do tempo. Portanto, mude algo em sua apresentação a cada cinco minutos: o slide, o tópico, sua posição, o volume de voz… Isso chamará a atenção do público ao que realmente importa: você!

Matéria do site www.fabianascaranzi.com.br

Tags:

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page