top of page

Como escolher a bebida certa para cada tipo de prato

Sempre bate aquela dúvida na hora de escolher a bebida ideal para cada refeição? Dá uma olhada nessas dicas para escolher o drink certo e criar o cardápio perfeito, do começo ao fim.

Nem sempre definir o cardápio pra um festa, jantar romântico ou encontro entre amigos nem sempre é o mais difícil. Escolher a bebida certa para cada prato pode ser um verdadeiro desafio.

O vinho é a bebida mais tradicional e casa bem com qualquer tipo de prato – até mesmo com uma boa tigela de pipoca – mas verdade seja dita: em dias mais quentes, uma cervejinha também cai bem, né?

Quando você se vê numa restaurante, com uma cartela enorme de drinks, fica difícil escolher o mais indicado, né? Mas não precisa se desesperar! O segredo é observar os ingredientes da bebida ou o estilo de vinho de acordo com a entrada ou prato, para que haja uma harmonia e equilíbrio.

Para pegar o jeito, só com muita prática e com a ajuda dessas dicas abaixo. Espia só!

Sucos naturais Os sucos naturais sempre são bem-vindos em qualquer refeição, além de serem opções mais leves e saudáveis para acompanhar os pratos. Agora, é só escolher o sabor ideal. Aprenda já!

Suco de frutas tradicionais: caem bem com qualquer tipo de prato, seja massa, carne ou peixe. É só escolher seu sabor favorito.

– Suco de tomate: essa bebida exótica harmoniza com pratos mais gordurosos, como o tradicional hambúrguer.

Limonada suíça: a acidez do suco ajuda a realçar comidas bem condimentadas.

Água de coco: a água de coco é leve e harmoniza com peixes e pratos que levam limão e pimenta.

Coquetéis Em dias mais quentes, os coquetéis são uma boa pedida e ainda podem ser preparados nas versões com ou sem álcool. Dá uma olhada nessas ideias para acompanhar seus pratos.

Drinques com suco de frutas e uma bebida gasosa: são suaves e perfeitos para os dias mais quentes, já que são bem refrescantes. Os mais leves são boas opções para eventos a tarde e as versões mais adocicadas devem ser servidas após a refeição.

Drinques com licor e cremes: ótimas opções para servir após os jantares, por serem mais fortes e bem doces.

Drinques com destilados: coquetéis com destilados, como caipirinhas, margaritas, cosmopolitans, mojitos… são considerados aperitivos e indicados para serem servidos antes da refeição. Por serem mais amargos, eles não vão alterar o paladar dos convidados. São indicados também para petiscos e pequenas porções, como iscas de frango, batatas-fritas e salgadinhos.

Para as versões sem álcool: você pode misturar sucos naturais de frutas ou adicionar água com gás, água de coco e até chá. Água saborizada (frutas picadas em uma jarra de água) também pode ser deliciosa, além de muito charmosa.

Chopes e cervejas Não dispensa uma cervejinha ou um chope gelado no fim de semana? Combina-los não é tão difícil! Escolha a pedida para pratos prontos, como lanches e petiscos. Essas bebidas, bem geladas, também são a opção perfeita para quem adora um churrasco e pratos em que a carne é o ingrediente principal.

Na dúvida: vá de vinho! Quando o assunto é vinho, a princípio você pode levar duas dicas em consideração: antes da refeição, aposte em um vinho branco seco ou vinho seco fortificado. Durante a refeição, lembre-se que molhos fortes harmonizam com vinho branco maduro e que grelhados e peixes com molho suave combinam melhor com espumante brut ou demi-seco.

Abaixo, uma lista bem simples pra pôr fim às dúvidas de uma vez por todas, independentemente do prato!

*Canapés – vinho branco seco *Peixes – vinho branco leve e seco *Frutos do mar – vinho branco seco *Ostras e crustáceos – vinho branco leve ou branco mais encorpado *Massa com molho de peixe – vinho branco seco *Massa com molho de carne ou queijo – vinho tinto *Aves – vinho branco seco, tinto leve, vinhos clarete e rosé *Bacalhau – vinho verde, tinto ou tinto leve *Assados – vinho tinto, bordeaux *Carneiros – vinho tinto fino *Cabrito – vinho tinto ou encorpado *Galinha – vinho tinto leve, branco encorpado e rosé *Galeto grelhado – vinho branco encorpado ou rosado seco *Caças – vinho borgonha tinto *Queijos frescal, ricota, requeijão e mussarela – vinho branco ou tinto leve *Queijos picantes como gorgonzola – vinho tinto *Saladas – não são acompanhadas de vinhos *Sobremesas – vinho licoroso, espumante ou champanhe demi-seco. *Sopas – vinho tinto leve *Café – conhaque, licor e vinho do porto

www.fabianascaranzi.com.br

Tags:

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page