top of page

7 maneiras de melhorar sua autoconfiança todos os dias

Não deixe que o medo de começar algo novo abale a sua autoconfiança. Descubra como ser uma mulher mais segura todo os dias, seja no trabalho, no relacionamento ou com a família.

Sair da sua zona de conforto pode ser algo complicado e normalmente, até ter certeza de que é possível encarar mais esse desafio, você se vê procurando maneiras de aumentar sua confiança e provar que é capaz. Saiba que isso já aconteceu comigo e com várias pessoas a seu redor. Ao se sentir inexperiente e insegura diante de algo novo, o desconforto diante de uma nova situação pode levá-la, inclusive, a uma crise existencial.

Mas calma! Não é só porque viu sua autoconfiança se abalar um pouquinho que você vai deixar de acreditar no seu potencial. Ainda bem que existem alguns truques capazes de te lembrar que essas inseguranças não devem dominar a pessoa poderosa que você é. Anote já essas sete maneiras para você dar um up na sua autoconfiança todos os dias e não deixar que seus medos fiquem entre você o seu sucesso.

1. Extravasa, libera e joga tudo pro ar!

A raiva é um grande motivador para mudanças, por isso, minha sugestão é que você coloque para fora toda a sua ira! Mas nada de destruir seu escritório ou arremessar vasos e pratos janela abaixo (além prejuízo vai ter que limpar tudo depois) e , mas sim extravasar seus sentimentos negativos a ponto de não deixar que suas inseguranças fiquem no caminho de qualquer boa oportunidade. De acordo com Travis Bradberry, autor do livro Inteligência Emocional 2.0, ao estar estagnada na sua zona de conforto, você raramente vai conseguir se expandir por conta própria. É por isso que pessoas pouco confiantes ficam presas em empregos e relacionamentos sem futuro por anos e deixam passar oportunidades valiosas.

2. Faça uma festa para suas pequenas vitórias Um dos caminhos para construir e melhorar sua confiança é celebrar todas as coisas que você conquistou até agora, não importa quão pequenas elas sejam. Uma vitória é uma vitória, e uma vez que você começar a fazer progressos, você vai aprender a confiar nas suas próprias habilidades e deixar suas inseguranças de lado. Para Bradberry, as pessoas confiantes tendem a se desafiarem e competirem, mesmo quando seus esforços levam apenas à pequenas vitórias. Seja entregando seu relatório antes do prazo, ou comprando um vestido um pouco mais ousado… tudo é uma vitória se você ultrapassar sua própria insegurança. Por isso, dê parabéns a si mesma, se presenteie, escreva um bilhete se parabenizando por mais essa conquista. Você merece saborear o gostinho dessa vitória, mesmo que seja comemorando mentalmente.

3. Transforme sua insegurança em curiosidade Normalmente, o que abala nossa autoconfiança é o medo de não sermos boas o suficiente. Uma forma de encarar esses novos desafios é transformando seu medo em curiosidade. Ao se sentir curiosa, você se vê mais animada a descobrir novos caminhos e fazer perguntas. E vai ser esse entusiasmo que vai motivar você a aprender coisas novas e superar seus temores. Ruth Zive, coaching de carreira americana, sugere sempre encarar desafios que te assustem um pouquinho, como liderar uma reunião ou pedir aquele gato em namoro. Independentemente do resultado, a atitude fará você se sentir confiante e capaz de ir atrás daquilo que tanto deseja.

4. Ao infinito e além Uma ótima maneira de melhorar sua autoconfiança é tentar superar suas expectativas dia após dia. Seu chefe pediu um relatório até o fim do expediente. Tente impressioná-lo entregando tudo antes do almoço e mostre, ainda, aquela apresentação em Power Point que você montou enquanto ele estava em reunião. Essa é uma forma excelente e supere ficar de conseguir um feedback positivo e ver crescer, não só sua confiança, mas também a admiração do seu gestor pela profissional maravilhosa que você é.

5. Você merece estar onde está Nossa autoconfiança leva uma surra quando sentimos não pertencer a algum lugar e, na maioria dos casos, só o tempo é capaz de nos mostrar porque nossa presença era tão importante, seja dentro do ambiente corporativo ou entre um círculo de amigas. Por isso, quando aquele medo bater à porta, lembre-se que não foi à toa que você conseguiu o emprego naquele cargo que tanto sonhou, por exemplo. Você foi selecionada entre dezena de candidatos e se mostrou ser a melhor para suprir as necessidades daquela empresa. Tenha fé em você e trabalhe até mostrar todo seu potencial e alcançar o sucesso. E nada de ter medo de pedir ajuda se você se sentir um pouco deslocada no começo. Seu chefe acredita no seu potencial e não precisar de apoio até se estabilizar não deve nunca ser motivo de vergonha.

6. Transforme o “novo” em algo normal Novos desafios, apesar de assustadores, não devem ser um bicho de sete cabeças. Portanto, você precisa deixar de se sentir intimidada sempre que uma nova responsabilidade bate à porta. Receba esse medo de braços abertos, reconheça que está nervosa, mas abrace o fato de que sua ansiedade e nervosismo vão passar assim que você começar a encarar esse novo desafio. Não deixe que isso te atrapalhe, mas sim espere que a tensão do primeiro impacto vá diminuindo aos poucos. O medo não significa que você é incompetente, mas sim que está diante de uma situação completamente nova. E se essa nova responsabilidade chegou até você, seja no trabalho, ou na vida pessoal, é porque você é totalmente capaz de resolve-la sem crise.

7. E se nada der certo… finja! Sério! Se todas as dicas anteriores falharem, basta fingir. Ninguém precisa saber que você está se sentindo insegura e tendo um ataque de nervos por dentro. Quanto mais confiante você agir, mais confiante você vai se sentir. Finja até que você se torne a própria imagem que inventou para você. Escolha quais virtudes gostaria de ter aquela que elas façam parte da sua verdadeira identidade. Viva o personagem e absorva a melhor parte da nova pessoa que você se tornou. O segrego é fingir que você sabe o que está fazendo no começo e descobrir aos poucos o resto do caminho. Com o tempo, você perceberá que a sua força e confiança estava o tempo todo dentro de você. Tudo o que você precisava era de um empurrãozinho.

matéria do site www.fabianascaranzi.com.br

Tags:

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page