top of page

GRIPE OU RESFRIADO? RECEITA DE CHÁ PARA IMUNIDADE E CHÁS FUNCIONAIS DA NUTRI.

Gente, esse chá que a Juliana Goes está ensinando parece bom hein? Vou testar com certeza!!

Vamos lá:

Gripe, resfriado, baixa imunidade? Juliana Goes costuma recorrer aos chás, sucos funcionais, ervas e tudo o que temos direito e que venha da natureza. Desde criança isso funciona muito bem comigo, diz Juliana e vou dividir uma receita da mamãe que realmente me salva nessas horas de resfriado e gripe. Segue então a matéria que a Ju postou no seu Blog:

O chá é totalmente natural, simples e seus ingredientes são de fácil acesso. Além de encontrar a receitinhas no fim dessa matéria, também vou deixar as propriedades de cada ingrediente para que você entenda mais a fundo os benefícios, entendendo porque ele é tão bom! Cada item da receita tem seu propósito, então vale fazer ela completinha, mesmo se não gostar muito de algum dos ingredientes, pensa que é pela sua saúde e pelo menos para meu gosto, eu adoro esse chazinho e quando acaba eu logo quero repetir.

INGREDIENTES

Limão | 1 unidade

Considerado pela milenar medicina ayurvédica como o alimento mais fantástico da humanidade, tem inúmeros propriedades terapêuticas, energéticas e nutricionais. Já falamos aqui no blog do Detox de Limão que melhora a imunidade e apesar de ser ácido enquanto fruta, quando você ingere ele se transforma automaticamente em um alcalinizante poderoso, ajuda na assimilação de minerais e nutrientes. Ele é antibiótico, desintoxicante e também age como desinfetante quando você inala, ótimo para rinites e sinusites.

Mel | 1 colher de sobremesa

Os egípicios da antiguidade já usavam o mel no tratamento de doenças. É um antibiótico natural, favorece a fixação de sais minerais como o cálcio e o magnésio e também tem propriedades antioxidantes.

Gengibre | Algumas rodelinhas do talo com casca

Usado durante séculos na Ásia para o tratamento de diversas doenças, entre elas a gripe, congestão, dor de cabeça, reumatismo, ele é capaz de curar enjôos e aliviar sintomas de artrite reumatoide. Considerado o alimento da inteligência e lucidez, expande pulmões e todo o sistema respiratório. É termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e melhora a disposição. Use com a casca, já que muito de sua riqueza nutricional está justamente nela. Restrição: mulheres no primeiro trimestre de gravidez devem evitar o consumo do gengibre ou consultar um médico.

Alho | 1 dente em fatias ou pedacinhos

Entre inúmeras propriedades benéficas à saúde, previne e combate gripes e resfriados, por ser antiviral e antibacteriano. Rico em vitamina C, também é uma boa fonte de Vitamina B6.

MODO DE PREPARO

Atenção sempre que fizer um chá: não use água muito quente, se ela ferver demais pode comprometer a integridade dos ativos e propriedades dos ingredientes! Quando aparecerem as primeiras bolhinhas, eu aconselho que você já desligue o fogão ou sua chaleira.

É sempre bom lavar o limão e o gengibre. Se possível, usar ingredientes orgânicos.

Começo descascando e fatiando o alho em rodelas, jogo na caneca. Faço o mesmo com o gengibre, faço algumas fatias com casca, acrescento na caneca. Depois eu espremo o limão e se ele for orgânico, ou seja, livre de agrotóxicos, uso algumas fatias no próprios chá. Por fim coloco o mel e aí sim está tudo pronto para receber a água quente, lembre que é quente e não fervendo. Espere 4 minutinhos com tudo em infusão e está prontíssimo. Assim seu chá vai ter o máximo de benefícios. Eu costumo beber com todos os ingredientes dentro e ainda faço um refil quando acaba, aproveito o que sobrou e coloco mais água.

Matéria do Blog da querida Juliana Goes: www.julianagoes.com.br

Tags:

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page