top of page

É possível ser feliz sozinha

Não abra mão de ter um tempo só para você. Além de saudável, essa pausa do mundo lá fora pode ser uma delícia!

Estar ou ser sozinha não é necessariamente sinônimo de solidão. Pelo contrário, a gente não pode (nem deve) se isolar de tudo e de todos sempre, mas tem momentos que a gente precisa dar um tempo do barulho externo para escutar a si mesma. No meu livro “Mulheres Muito Além do Salto Alto”, converso com a psicoterapeuta Elisabeth Furigo sobre a importância de ter um tempo só seu.

Ficar sozinha é saudável Elisabeth me garantiu que a solidão só se torna doentia quando leva a pessoa ao isolamento, ou ao contrário, ao lançá-la compulsivamente a relacionamentos indiscriminados. Porém, existe aquele tipo de solidão que só vem para fazer o bem. “A criativa, por exemplo. São nos momentos em que você está sozinha que as melhores ideias surgem e levam você a realizar seus sonhos e projetos.” Para examinar-se, às vezes, é preciso se afastar, fazer regastes, estabelecer limites.

Você pode ser feliz sozinha Nem toda pessoa acompanhada é feliz. “O necessário para a felicidade é saber ficar só”, explica Elisabeth. Quando temos coragem e oportunidade de chegar ao fundo do poço e de lá dar a volta por cima, sabemos, então, o quanto são importantes espaços para estarmos sós e centradas.

Quando acionar o botão de alerta De acordo com Elisabeth, a solidão só passa a ser vista como um problema quando a mulher não escolheu estar sozinha, mas se viu colocada nesta situação. Isso implica em isolamento, dificuldade de criar vínculos e se comunicar, sofrimento e depressão.

Solidão e autoconhecimento Estamos tão acostumadas a viver em uma sociedade onde a mulher tem sempre que ser uma pessoa esclarecida, ser politicamente correta, controlada e ter todas as suas iniciativas transformadas em um obras-primas, né? E quando não correspondemos às expectativas acabamos nos sentindo frustradas. Afastar-se, viajar sozinha, caminhar sozinha, sentar sozinha na varanda, não porque você não seja capaz de estar com outras pessoas, mas para buscar seu próprio sentido de inteireza é uma ótima forma de examina suas circunstâncias mais profundas. Experimente: o exercício vale a pena!

Matéria do site: www.fabianascaranzi.com.br

Tags:

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page