top of page

Como montar um currículo campeão!

Com a ajuda da Dasein Executive Search, ensinamos a você como criar um CV de destaque e garantir o emprego dos sonhos rapidinho.

Ao se candidatar para uma entrevista, é preciso estar preparada. Além da roupa adequada e conhecimento sobre a empresa, é fundamental apresentar com um currículo impecável. Por que? Mesmo as empresas mais modernas recorrem ao históricos profissionais impressos, os famosos CVs, na hora de recrutar os candidatos para um processo seletivo.

Para garantir que seu currículo leve você até a próxima fase do recrutamento, pedimos à Adriana Prates, diretora da empresa que visa auxiliar empresas e candidatos a enfrentar o mercado executivo, que contasse o que deve conter em um currículo e como ele deve ser estruturado para que chame a atenção dos empregadores. “Faça um currículo claro, simples e resumido. Tudo deve caber em duas páginas, ou três no máximo, mas só se você tiver passado por diferentes experiências profissionais ao longo dos anos”, explica.

Lembre-se também que menos é mais: escolha uma fonte sóbria, de cor preta. Aqui não cabe ser criativo. O importante é passar informações consistentes, confiáveis e com o máximo de objetividade e clareza. Para facilitar, vamos ordenar em campos a sequência mais adequada que seu currículo deve ser elaborado. Copie já o modelo!

Campo 1 – Início do currículo Coloque no topo seus dados pessoais: nome completo e endereço. Logo abaixo, informe seus contatos (telefone, e-mail, linkedin), estado civil e data de nascimento. Não é necessário inserir mais nada além dessas informações. Nem foto, nem números de documentos.

Campo 2 – Objetivo É nesse campo que você irá informar a sua área pretendida de atuação. Não feche um nome de cargo, mas sim a área que busca trabalhar. Preste atenção no modo certo (e errado!) ao expor a informação: Certo: Objetivo – Comercial/Negócios em vez de Errado: Gerente de Negócios

Campo 3 – Resumo das qualificações Defina em quatro a seis parágrafos em que você realmente é competente e em que áreas se destaca. Ao utilizar dados concretos e objetivos, como indicadores de resultados, você demonstra mais rapidamente toda a sua capacidade para ocupar a vaga disputada. Mas atenção: nesse campo é vetado o uso de adjetivos ou palavras subjetivas, como “preparado” “hands-on”, “determinado”.

Campo 4 – Formação Acadêmica Insira seu histórico escolar sempre do mais recente para o mais antigo – somente MBA, Mestrado, Doutorado e a Graduação. Destaque a Instituição de ensino e o ano de conclusão.

Campo 5 – Idiomas Informe somente os idiomas em que você seja de fato fluente. Nada de mentir para ganhar pontos com o entrevistador. Se você tiver que usar alguma dessas línguas estrangeiras no futuro, será difícil (e embaraçoso!) explicar que não é, de fato, tão influente no idioma. Siga o exemplo: Inglês: Fluente Espanhol: Intermediário Português: Nativo

Campo 6 – Experiência profissional Comece inserindo suas últimas ou atuais experiências, até chegar nas mais antigas. Por exemplo: – Nome da empresa Em que ramo essa empresa atua Mês e ano em que ingressou na empresa – Cargo

* Inclua aqui três ou quatro itens bem significativos, como ações e projetos que realizou, além dos resultados que alcançou. Seja específico e inclua números quando for cabível e apropriado.

Acrescente então mais duas experiências recentes, exatamente conforme mostrado a cima.

Ao citar suas experiências mais antigas, certifique-se de contar apenas o básico. Como no modelo abaixo: 10.12.1995 a 22.04.2000 – Analista de Finanças – Banco Boa Vida S/A. (As informações devem estar escritas em somente uma linha)

*Siga o exemplo acima com todas as suas experiências realizadas há mais de 10 anos atrás.

Campo 7 – Atividades de Aperfeiçoamento Para finalizar, coloque no máximo cinco cursos importantes que fez. Além disso, inclua viagens internacionais unicamente a trabalho ou atuação periódica fora do Brasil.

Currículo pronto? Agora é só se inscrever nos processos seletivos e esperar por bons resultados. Boa sorte, torço muito por você!

Matéria do site: www.fabianascaranzi.com.br

Tags:

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page