top of page

Cruzeiros! Um manual completo para sua primeira viagem de navio

Pensando em embarcar no seu primeiro cruzeiro? Tire suas dúvidas e garanta uma aventura divertida e inesquecível!

Pensando em fazer uma viagem de navio? Confira abaixo as dúvidas mais comuns de quem vai fazer um cruzeiro pela primeira vez e garanta uma viagem tranquila e prazerosa.

1. Para onde posso ir com um cruzeiro? É no Caribe onde você vai encontrar as viagens mais baratas. A maior parte delas sai de Miami e Flórida, mas também há opções partindo do Panamá, Bahamas e Jamaica.

Quem busca destinos internacionais pode se interessar também por viagens de navio que passam pela França, Itália, Espanha, Grécia, Turquia, Alasca, Patagônia… As opções são inúmeras.

No Brasil, vários navios viajam pelo Rio Amazonas e, de novembro a março, pela costa do país, passando por destinos como Búzios, Salvador e Recife. Em viagens mais longas, alguns cruzeiros saem daqui e vão para a Argentina e Uruguai. Que tal?

2. Vou gostar da experiência de fazer um cruzeiro? Isso vai depender do tipo de viagem que você pretende fazer, afinal, um cruzeiro nada mais é do que uma “degustação” dos destinos escolhidos, já que os navios ficam ancorados nas paradas normalmente entre cinco e nove horas.

Se a ideia é conhecer algum lugar mais a fundo, melhor reconsiderar.

Entretanto, um cruzeiro é ótimo para quem quer conhecer vários lugares de uma vez só sem ter que se preocupar com malas, acomodações… Sem contar que muitos deles oferecem experiências temáticas interessantes, como aulas de dança, culinária, além de atrações e recreação para crianças menores.

3. Como são os navios? De acordo com um guia divulgado pela Viagem e Turismo, cruzeiros gigantes têm capacidade para até 6 mil passageiros, enquanto os menores, para apenas 500.

Vale lembrar que os navios grandes são mais baratos e, consequentemente, podem apresentar filas nos restaurantes e piscinas sempre cheias. Se a ideia é viajar com crianças, idosos ou apenas em casal, navios menores e mais intimistas podem ser boas opções.

4. O que uma viagem de navio inclui? Num cruzeiro todas as refeições estão incluídas, além de pequenos lanches e petiscos durante o dia. Nesse pacote também estão incluídos show nos teatros e o uso das piscinas.

À parte, podem ser cobrados os restaurantes à la carte, bebidas (dependendo do seu pacote), spa, lavanderia, internet e outras atrações especiais, como boliche, cinema e simuladores 3D.

5. Será que um cruzeiro combina comigo? É preciso levar em conta que mais de 30% dos passageiros viajam com crianças. Fora isso, o público varia muito de acordo com os destinos. No Caribe, por exemplo, vê-se muitos americanos. Já no Brasil, os navios para o Nordeste são mais agitados, enquanto que, para o sul, mais família.

É preciso considerar também a época em que se está viajando. No Carnaval, por exemplo, a quantidade de jovens festeiros é maior, aí o melhor é escolher destinos próximos, como Montevidéu, Buenos Aires e Punta del Este.

6. O cruzeiro sai mais barato se eu reservar com antecedência?

Assim como viagens de avião, quanto mais perto do embarque, mais caro o valor das cabines. Agora, é possível também tentar a sorte, uma vez que muitas companhias fazem promoções para tentar vender as cabines vagas perto da data de embarque.

7. Cabines internas (sem janela) são ruins? Isso vai depender de cada navio. O tamanho da cabine interna costuma ser entre 11 e 16 metros quadrados. Para quem tem aflição de lugares fechados, esse tipo de acomodação não é recomendado. Fora isso, os quartos podem, sim, ser bem confortáveis.

8. Os passeios valem a pena?

Os preços para os tours fora do cruzeiro costumam ser bem salgados. Por isso, são apenas indicados para quem ainda não conhece a cidade do destino.

Esses passeios devem ser reservados na recepção do navio e contam sempre com guias. Agora, se a ideia é fazer um tour por conta própria, cuidado com o horário da partida do navio. Eles não esperam pelos passageiros atrasados.

9. O celular pega dentro de um navio? Consigo usar a internet num cruzeiro? Os navios contam com computador e wi-fi, mas a maioria é pago. O celular só funciona perto da costa e custam o valor de roaming nacional.

Se precisar fazer uma ligação urgente pelo telefone do navio, seja breve porque o valor é bem salgado!

10. O cruzeiro pode sofrer mudanças no itinerário? Sim! A regulamentação dos cruzeiros prevê que, caso haja problemas climáticos ou dificuldades mecânicas, as companhias podem, a qualquer momento e sem aviso prévio, mudar a rota, o horário de saída, substituir o porto… E mais: eles não se responsabilizam por nenhum prejuízo!

11. Que tipo de roupas devo levar? Mais uma vez, tudo vai depender do destino e época do ano que está fazendo seu cruzeiro.

No verão, a maioria dos passageiros passa o dia de biquíni, por isso saídas de praia e chinelinhos são indispensáveis.

Não se esqueça de levar também roupas mais formais, como um vestido (midi é uma boa opção) e sandália de salto para as noites de gala.

Vale a pena se certificar se não haverá nenhuma festa temática (festa do branco, à fantasia, havaiana…) e sempre (sempre mesmo!) ter um casaquinho por perto já que no interior do navio costuma ser beeem gelado.

12. Onde posso reservar minha viagem? É possível comprar sua viagem direto no site das companhias, como a Costa, MSC, Royal Caribbean, Carnival, Princess, Regente Seven Seas e outras.

No caso de um cruzeiro internacional, vale a pena entrar em contato com agências de viagem, como a CVC e Agaxtur, que vendem o pacote completo e ainda permitem a compra parcelada.

Dicas anotadas?

 

*Fonte: Viagem e Turismo *Imagens: GettyImage

 

Tags:

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page