top of page

VEJA COMO CRIAR UMA DECORAÇÃO DE ÁREA DE SERVIÇO CLEAN E FUNCIONAL

A decoração de área de serviço é algo que geralmente fica em segundo plano em um projeto residencial. Na maioria dos imóveis, esse cômodo costuma ficar em uma parte afastada ou “escondida”, isto é, onde as visitas não costumam chegar, e a circulação é feita somente pelos moradores da casa.


No entanto, é importante ressaltar que a área de serviço requer um planejamento, ainda que seja básico, afinal de contas, trata-se de um espaço que demanda alta funcionalidade.

A equipe do Blog Mara já escreveu em um outro momento um conteúdo voltado para a organização desse tipo de cômodo. Mas e a decoração de área de serviço? Como manter esse espaço mais harmônico? Confira as dicas abaixo!


Paleta de cores: opte pelos tons claros

Na hora de pensar nas cores para área de serviço — etapa fundamental em qualquer projeto de decoração —, o melhor é optar pelos tons claros, como o branco e os tons pastéis, por exemplo.


Essas cores devem aparecer tanto nos móveis, como nos revestimentos das paredes e do piso, além dos eletrodomésticos, que geralmente são brancos ou de inox.

Com um mix de cores claras, é possível criar uma decoração de área de serviço que garanta sensação de amplitude. Levando em conta que, em boa parte das residências, a lavanderia é pequena, esse fator é fundamental para tornar o ambiente mais agradável e confortável.


Prateleiras

As prateleiras flutuantes são itens-chaves para criar uma decoração de área de serviço simples, sobretudo no caso de cômodos que possuem uma metragem extremamente reduzida.

Com elas, é possível aproveitar os espaços das paredes de maneira mais inteligente, somando, assim, funcionalidade, organização e decoração. Nesse tipo de móvel, é possível dispor tanto os produtos de limpeza, que são utilizados mais frequentemente, como itens decorativos, como pequenos vasos de plantas.


Estantes

Se houver espaço suficiente, a estante pode ser outro móvel a ser considerado no seu projeto de decoração para área de serviço. A prateleira-escada é uma excelente opção para esse tipo de cômodo, uma vez que atribui funcionalidade e agrega no visual do ambiente.


Assim, como na prateleira flutuante, na estante você também pode organizar os produtos de limpeza que são usados no dia a dia e que, por isso, devem ficar ao alcance das mãos, bem como os pequenos objetos decorativos.


Para efeitos comparativos, a vantagem da estante em relação à prateleira flutuante é a armazenagem, uma vez que, nesse tipo de móvel é possível dispor uma maior quantidade de objetos. No entanto, tenha em mente que ela demanda mais espaço que as prateleiras.


Armários

Os armários são os principais tipos de móveis para área de serviço. Nesse caso, há basicamente dois modelos que oferecem um aproveitamento mais efetivo: aéreo e multiuso.


As principais vantagens do armário aéreo são o armazenamento e a otimização de espaço. Além disso, ele também ganha pontos no quesito segurança, já que é possível manter os produtos químicos fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Para garantir um toque diferencial na decoração a partir do armário aéreo, a dica é fixar uma prateleira flutuante abaixo do mesmo. Dessa maneira, enquanto os produtos de limpeza ficam guardados no armário, os itens decorativos são expostos na prateleira.


Por fim, também é importante considerar o armário multiuso. Como o próprio nome já pressupõe, é aquele tipo de móvel em que é possível guardar diversos itens, por isso apresenta um bom aproveitamento em diferentes cômodos e, claro, na lavanderia não seria diferente.

Dependendo dos tipos de compartimentos internos, é possível guardar os objetos mais compridos, como vassouras e rodos, fator que colabora com a organização do ambiente e, consequentemente, com a decoração.


Mas, como nosso objetivo é a decoração de área de serviço, aqui vai nossa dica: fixe pequenos quadros em uma das laterais do armário multiuso — naquela que fica mais visível. Ah, e o melhor é que nem precisa de prego e martelo, basta apostar em fechos adesivos para garantir uma boa fixação desses objetos decorativos!



 

Fonte:



 



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page