top of page

Saiba como organizar armário de cozinha de forma fácil e funcional

A organização da casa começa com o armário bem arrumadinho. É uma delícia encontrar as panelas, pratos e talheres sem dificuldade. Com as dicas da Sheila Procópio e da Gizele Dadamos, profissionais que trabalham como personal organizer, você aprenderá a organizar armário de cozinha.

Segundo Gizele, organizar os armários “evita desperdícios de alimentos que estão próximos de vencer. Além do mais, a família tem facilidade para encontrar o que precisa, o que evita a sobrecarga de uma única pessoa da casa. Também evita a compra de utensílios e alimentos que tem em casa”. Sendo assim, confira algumas dicas essenciais:

1. Não sobreponha os objetos

Uma dica valiosa é não sobrepor os alimentos e utensílios. O ideal é que eles sejam guardados separados. Como explica Sheila, “na organização, procuramos deixar tudo à vista e de fácil manuseio. Quando sobrepomos os itens, é fácil esquecê-lo, deixá-lo em desuso, além de correr o risco de quebrar alguma peça”.



2. Deixe os itens mais usados à vista

Uma das regras para organizar o armário de cozinha é deixar os itens do dia a dia, como pratos, talheres e copos, mais próximos do campo de visão. “Na altura das mãos, devem ser mantidos os utensílios que são mais utilizados e também na parte da frente de cada prateleira. É importante setorizar os ambientes: copos, pratos, talheres, panelas, potes, travessas etc.). Se preocupe com a harmonização, respeite a ordem dos tamanhos e utilize organizadores”, orienta Gizele.



3. Reserve um tempo para organizar o armário de alimentos

A orientação de Gizele Dadamos é: “primeiro, retire tudo do armário e verifique a validade dos alimentos. Depois, classifique as famílias dos alimentos criando categorias: organize salgados com salgados, enlatados com enlatados etc.”.



4. Organize os alimentos de acordo com a data de validade

Para Sheila Procópio, o armário de alimentos deve ser organizado de acordo com a data de validade de cada produto. ”Sabendo os alimentos que têm no armário de cozinha, você evita a compra em duplicidade e ajuda a variar o cardápio”. Assim, deixe os alimentos que vão vencer em pouco dias logo na parte da frente.



5. Alimentos devem ser guardados em potes fechados

Sheila orienta que os alimentos devem ser guardados em potes herméticos e de vidro. Além de auxiliar na organização da despensa, esse item ajuda a conservar a textura e o sabor dos alimentos por mais tempo. Gizele Dadamos acrescenta também que os alimentos não podem ser guardados abertos dentro do armário, mas é possível vedar bem as embalagens que foram abertas.



6. Não armazene os alimentos no armário debaixo da pia

Sheila aponta que o armário da pia não é o lugar ideal para armazenar os alimentos, mas é um ótimo espaço para guardar refratários, formas e panelas. Além disso, você pode guardar produtos de limpeza. Para tornar a organização mais prática, deixe na frente os utensílios que são mais usados no dia a dia e utilize organizadores, para que os itens possam ser guardados na vertical.



7. Panelas devem ser guardadas lado a lado

O ideal é guardar uma panela ao lado da outra, com ou sem tampa. Além do mais, elas devem ser guardadas tampadas, caso o armário tenha espaço para isso. Do contrário, utilize ganchos para pregar as tampas nas portas do armário.



8. Utilize organizadores para otimizar espaço no armário da cozinha

Segundo Gizele, os organizadores ajudam a manter a cozinha organizada, porém é preciso evitar os excessos para ganhar espaço e ter um armário organizado que não atrapalhe a funcionalidade. Alguns itens que vale a pena ter são: organizador de talheres; cestos organizadores para guardar alimentos na despensa; potes de temperos; aramados para colocar nas portas dos armários de cozinha; porta tampas; porta frigideiras; e porta xícaras ou canecas.



9. Organizadores para armários pequenos

De acordo com Sheila Procópio, quando há pouco espaço, “podem ser usadas gavetas afamadas, elevadores ou organizadores em acrílico. Muitos desses itens ajudam a ganhar e otimizar os espaços das prateleiras dos armários pequenos”.



10. Menos é mais

“Menos é mais! É muito comum termos mais do que realmente precisamos em nossos armários. Evite itens duplicados e tenha um lugar para cada coisa”, reforça Sheila. Além disso, Gizele esclarece que não adianta comprar todos os organizadores que você vê na loja de utilidades. É necessário ter sabedoria para escolher apenas o que é necessário para a rotina da casa.



 

fonte:


 

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page