top of page

Como uma casa arrumada impacta a nossa vida


Não tenho quaisquer dúvidas que a nossa casa tem uma influência enorme sobre a nossa vida. O seu estado, o quão arrumada e limpa está ou o quão cheia, impactam também a forma como nos sentimos e como olhamos para o nosso quotidiano. Mas como uma casa arrumada impacta a nossa vida?



Que impacto tem a casa onde vivemos?

O ambiente onde vivemos molda a nossa personalidade, influencia o nosso bem-estar, a nossa energia, o nosso estado de espírito, as decisões que tomamos, a nossa criatividade, a nossa motivação e a nossa saúde.


O que está por detrás da desarrumação?

Muitos de nós não conseguem ter a casa arrumada e organizada. Isto é, sem dúvida, um sinal de alerta, pois são vários os fatores emocionais que podem estar por detrás da desarrumação: ansiedade, depressão, apego, dificuldade de lidar com a realidade ou frustração.


Isto não quer, contudo, dizer que a casa deva ser tratada como um santuário imaculado. A casa existe para vivermos nela e desfrutarmos, o que implica sempre algum caos. Mas, podemos e devemos esforçar-nos ao máximo para sermos mais cuidadosos e arrumados.


Uma casa caótica e desarrumada causa-nos caos interno, tira-nos tranquilidade e serenidade, provoca-nos irritabilidade, ansiedade e stress. É um ciclo vicioso de caos, desarrumação e stress.


Quanto maior a desorganização, menos concentrados estamos. Consequentemente, tornamo-nos menos produtivos, menos focados.



Como uma casa arrumada impacta a nossa vida

Um ambiente organizado ajuda-nos a equilibrar as nossas emoções, a pensar com maior clareza e a manter a tranquilidade.




Além disso, quando tudo está em ordem, conseguimos economizar tempo e investir a nossa energia de forma mais inteligente, por forma a sermos mais produtivos e fazermos o que nos faz feliz.



A nossa casa o nosso refúgio

Neste mundo acelerado e agitado em que vivemos, a nossa casa é cada vez mais o nosso refúgio. É o lugar onde devemos descansar, repousar e inspirar-nos.


Devemos acima de tudo de sentir-nos bem e felizes na nossa casa e, quando tal não acontece, é sinal de que algo não está bem e, muitas vezes, passa somente por fazermos um bom destralhe e retirar da nossa casa tudo o que está a mais.



 

 



56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page