top of page

Como organizar a casa: dicas para manter a casa sempre arrumada

Saber como organizar a casa e mantê-la arrumada muitas vezes é uma tarefa que exige grande esforço, mas, uma vez que isso se torna um hábito e se consegue manter as coisas sempre nos seus devidos lugares, o acumulo de serviço acaba e não é mais preciso gastar um tempo desnecessário em tarefas que seriam simples.

FOTO: REPRODUÇÃO / LARISSA GRIBEL | ARQUITETURA


É muito mais fácil já colocar a bolsa no cabideiro do que jogá-la em cima da cama e mais tarde ter que colocá-la no lugar certo, por exemplo. Pensando nisso, as personal organizers, Lígia Hironaka e Leticia Schiavon, proprietárias da Um Toque Organiza elaboraram algumas dicas para te ajudar. Confira:

Como organizar a casa: dicas gerais

Organizar a casa é um processo sequencial que funciona basicamente em criar uma rotina e definir os espaços dos objetos dentro da casa. Os que ainda possuem uso são organizados de forma harmoniosa, e os que não são mais utilizados são descartados. Dessa forma, é muito mais fácil manter o ambiente arrumado e poupar trabalho.


Otimize seus espaços


Cada cantinho da casa pode ser aproveitado e se transformar em um espaço funcional. É só planejar com calma e pensar em novas formas de utilizar espaços nem sempre explorados.



Defina o local de cada coisa

Quando cada coisa tem um lugar determinado a organização é simplificada. O necessário para manter a casa sempre em ordem, então, é respeitar os locais definidos por você e manter tudo onde deveria estar.



Guarde as coisas logo após o uso

Essa dica vai ao encontro com a anterior: depois de usar, guarde as coisas no lugar. Essa lógica é simples, mas nem tão fácil de seguir todos os dias. Porém, com disciplina sua casa nunca vai ficar bagunçada!



Defina uma rotina de descarte de materiais

Se livrar daquilo que só ocupa espaço e junta poeira é uma ótima estratégia para organizar a casa. Além de te deixar com menos coisas para guardar e limpar, você abre espaço para coisas nova habitarem o seu lar!



Use e abuse de organizadores e rótulos

Compartimentar te ajuda tanto na hora de arrumar a casa quanto nos momentos do dia a dia em que você precisa encontrar, pegar e guardar as coisas.



Desapegue do que você não usa mais

Aqui é aquela hora de separar as coisas. O primeiro passo que você deve dar é o de selecionar o que não tem mais utilidade. Jogue fora, faça doações. O importante é você fique apenas com as coisas que realmente serão úteis.



Menos é mais

Menos enfeites, roupas, sapatos, louças e coisas de decoração significa menos poeira. Dessa forma, é mais fácil manter a casa sempre limpa e organizada.




 

Fonte:


 


22 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page