COMO COZINHAR GRÃO-DE-BICO e ARMAZENAR CONGELADO

Eu simplesmente amo grão-de-bico de todas as formas e já criei várias receitas usando ele. Mas para que você acerte as receitas você precisa aprender como cozinhar grão-de-bico da maneira correta.


O grão-de-bico cozido tem sabor neutro e confere uma textura incrível para massas de pães, bolos e biscoitos, confira no final do post várias receitas saudáveis e deliciosas.


PRIMEIRO PASSO PARA APRENDER COMO COZINHAR GRÃO-DE-BICO

Sempre que você cozinhar grãos integrais você precisa deixar de molho de um dia para o outro, este passo é essencial para você aumentar a digestibilidade dos grãos e eliminar os anti-nutrientes.

Os anti-nutrientes são substâncias que atrapalham a digestão e absorção dos nutrientes e é por isso que grãos que não são deixados de molho costumam dar muitos gases. Por isso antes mesmo de aprender como cozinhar grão-de-bico, você precisa aceitar que o processo de deixar de molho é fundamental.


Para deixar os grãos de molho basta colocá-los em uma bacia grande e cobrir de água. Para auxiliar ainda mais na retirada dos anti-nutrientes você deve adicionar 1 colher de sopa de vinagre na água. Qualquer vinagre funciona.

Se o dia estiver muito quente você precisa deixar os grãos de molho dentro da geladeira, se for inverno ou o dia estiver frio não precisa, pode deixar os grãos sobre a bancada mesmo. Eu gosto de trocar a água do molho algumas vezes e a cada troca eu adiciono água limpa e mais vinagre. Esta etapa não é essencial, mas eu acho que ajuda no processo de eliminar os anti-nutrientes.

  1. Retire os grão do pacote e coloque em uma bacia grande (eles absorvem bastante água).

  2. Cubra com aproximadamente 3 dedos de água em temperatura ambiente.

  3. Adicione 1 colher de sopa de vinagre ou limão.

  4. Se o dia estiver quente mantenha os grão de molho na geladeira, se o dia estiver frio você pode deixar a bacia sobre a bancada.

  5. Troque a água do molho depois de umas 4 horas, escorra os grãos e cubra com água limpa e mais vinagre. Esta etapa não é essencial, mas eu acho que ajuda na digestibilidade do grão.

  6. Deixe os grãos de molho por pelo menos 8 horas, o ideal é mais de 12 horas.

  7. Na hora de cozinhar os grãos SEMPRE descarte a água do molho.


COMO COZINHAR GRÃO DE BICO DA MANEIRA CORRETA

Agora que você já sabe que deixar os grãos de molho é essencial para aumentar a digestibilidade dos grãos e eliminar o desconforto abdominal eu vou te dar mais uma dica que aprendi com a minha mãe:


Leve os grãos para cozinhar e assim que a água ferver descarte a primeira água da cocção.

Pode parecer estranho incluir esta etapa extra já que os grãos já ficaram de molho, mas você vai ver que assim que a água começa a ferver os grão liberam uma espuma branca que fica boiando na superfície (confira a foto abaixo).


Se você ainda não assistiu ao vídeo do passo a passo sugiro que você assista para perceber como a espuma é densa. E não precisa se preocupar que eliminar esta água não quer dizer que você está eliminando os nutrientes do grão.

Na verdade quando você descarta a primeira água da cocção você está eliminando os anti-nutrientes que atrapalhariam a sua digestão e que provavelmente causariam gases na sua barriga.



COMO COZINHAR GRÃO-DE-BICO COM PRESSÃO E SEM PRESSÃO

Eu sempre cozinho grão-de-bico em grande quantidade, já que este processo de como cozinhar grão-de-bico é longo eu prefiro cozinhar 1 kg de grão cru e assim tenho os grãos congelados por bastante tempo.


Como cozinho em grande quantidade eu costumo usar a panela de pressão que é uma das maiores panelas que tenho em casa, mas se você não tiver panela de pressão em casa não tem problema, é possível cozinhar os grãos em qualquer panela.


Quando você deixa os grãos de molho de um dia para o outro eles cozinham muito mais rápido e por isso depois de descartar a primeira água da cocção você deve morder um grão para analisar o quanto ele está duro.


Se você fizer este processo de deixar de molho e descartar a primeira água você vai perceber que após estas etapas o grão já está quase no ponto correto, ou seja, você já consegue morder, mas ainda está um pouco duro.


Por isso você não precisa cozinhar os grãos na pressão, você pode colocar eles novamente pra ferver e depois que começarem a ferver você pode conferir a textura do grão a cada 5 minutos.


Como já estava usando a panela de pressão desde o princípio eu fechei a tampa para pegar pressão, mas assim que a panela pegou pressão eu já desliguei o fogo e eliminei a pressão sob água corrente.

Verifique a integridade dos grãos mordendo um para analisar a textura. Lembre-se que enquanto os grãos esfriam eles continuam cozinhando, por isso os grão não podem ser muito molengas.


COMO COZINHAR GRÃO-DE-BICO PARA CONGELAR

Já que você está tendo todo essa trabalho para cozinhar o grão-de-bico eu acho que o ideal mesmo é cozinhar uma quantidade maior pra você congelar e usar ele em várias receitas ao longo dos meses.

Pra facilitar o armazenamento eu gosto de medir 1 xícara de grãos cozidos (150 gramas) e colocar dentro de um saquinho adequado para o freezer.


Desta maneira quando vou testar uma receita o grão-de-bico já está mensurado na quantidade ideal, ou seja, muito prático!


Você pode congelar o grão-de-bico tranquilamente por 3 meses, eu já congelei por até mais tempo, mas 3 meses é uma boa margem de segurança.


Para descongelar é só pegar uma porção de grão-de-bico congelado, colocar em um recipiente e cobrir com água quente. Depois de alguns minutos você vai perceber que os grãos parecem que acabaram de sair da panela.


Se você não quiser congelar os grãos eles duram aproximadamente uns 7 dias refrigerados.


RENDIMENTO DA RECEITA DE COMO COZINHAR GRÃO-DE-BICO

Se você não tiver muito espaço no seu freezer você pode cozinhar apenas 500 gramas de grão-de-bico cru, mas como falei anteriormente prefiro cozinhar sempre em grande quantidade.


1 kg de grão-de-bico cru rende 15 xícaras de grão-de-bico cozido, ou aproximadamente 2.250 kg.


Por isso por mais que o grão-de-bico seja um pouco mais caro que outros grãos ele rende bastante e eu acho que vale super a pena!


 

INGREDIENTES 1 kg de grão-de-bico cru

Água para deixar de molho e para cozinhar

3 colheres de sopa de vinagre


MODO DE PREPARO Coloque os grãos em uma bacia bem grande, cubra com 3 dedos de água e adicione 1 colher de sopa de vinagre.

Troque a água do molho pelo menos 1 vez, eu costumo trocar 3 vezes e a cada troca adiciono 1 colher de sopa de vinagre.

Escorra a água do molho, coloque o grão-de-bico hidratado na panela e cubra com 1 dedo de água.

Leve a panela para ferver e assim que levantar fervura e uma espuma densa se formar na superfície desligue o fogo.

Escorra a primeira água de cocção dos grãos, lave os grãos sob água corrente e passe uma água na panela para remover qualquer espuma.

Teste a integridade dos grãos para analisar o tempo de cozimento necessário.

Volte os grãos pré-cozidos para a panela limpa e cubra com 3 dedos de água em temperatura ambiente.

Ligue o fogo e espere a água ferver. Verifique se os grãos estão cozidos “al dente“ a cada 5 minutos de fervura.

Quando os grãos estiverem cozidos no ponto certo escorra a água e transfira os grãos para uma bacia até que esfriem por completo.

Depois de frios armazene em sacos adequados para o congelamento em porções de 150 gramas (1 xícara).

Congele por até 3 meses ou mantenha refrigerado por até 1 semana.


NOTAS Se você não deixar o grão-de-bico de molho e levar para ferver, na pressão vai demorar aproximadamente 40-60 minutos. Depende muito do grão.


 

Fonte:

https://amorpelacomida.com.br/

☆ Curta nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/amorpelacomida

☆ Me siga no Twitter: http://twitter.com/amorpelacomida

☆ Me siga no Instagram: http://instagram.com/amorpelacomida

☆ Pinterest: http://www.pinterest.com/amorpelacomida/



 

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo