top of page

Tchau, depressão! 1 hora de exercício por semana ajuda a prevenir a doença, diz estudo

Pesquisadores noruegueses descobriram mais um aliado para o tratamento da depressão: entenda como uma hora de exercício por semana pode prevenir doenças mentais!

Não é a primeira vez que falo aqui sobre os benefícios do exercício físico: ele melhora nossa respiração, foco, memória, equilíbrio, força, condicionamento físico e, lógico, blinda nosso corpo de diferentes doenças.

Se você ainda procura por motivos para deixar a vida sedentária de lado, aqui vai: segundo um estudo recente liderado pelo Instituto Black Dog, um grupo de cientistas da Austrália, Noruega e Reino Unido, apenas uma hora de atividades físicas por semana é o suficiente pra você prevenir quadros de depressão. Bom, né?

Entenda o estudo Ao longo da pesquisa, os cientistas analisaram os dados de 34 mil noruegueses adultos, sem históricos de problemas de saúde mental, considerando níveis de depressão e ansiedade, além de hábitos de atividades físicas durante os últimos 11 anos. O grupo dos saudáveis ainda revelou a frequência e a intensidade da sua rotina de exercícios.

O resultado? Quem não fazia nenhum tipo de exercício tinha 44% de chances a mais de ter depressão, em comparação com quem tirava pelo menos um ou duas horas por semana pra malhar.

Quer mais? A pesquisa descobriu ainda que 12% desses quadros de depressão poderiam ter sido evitados caso os participantes criassem o hábito de se exercitar, mesmo que por apenas uma hora por semana, independentemente da intensidade. Ao levar em conta o enorme benefício pra apenas 60 minutos de atividades físicas, um pouquinho de esteira e bicicleta vale a pena, né?

O líder da pesquisa, o cientista Samuel Harvey, dá o aviso: “Nós sabemos há algum tempo que o exercício tem um papel importante no tratamento de sintomas da depressão, mas essa é a primeira vez que conseguimos quantificar o potencial de prevenção da atividade física na redução de futuros casos da doença.

Essas descobertas são excitantes porque mostram que mesmo uma quantidade relativamente pequena de exercícios por semana pode oferecer uma significativa proteção contra o quadro”.

A doença, que normalmente é tratada com terapia e medicamentos agora conta com mais uma forte aliada. Notícia boa!!

Partiu academia?

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page