top of page

8 maneiras fáceis de melhorar seu bem-estar mental

Assim como a saúde física, garantir seu bem-estar mental é fundamental para uma vida leve e feliz! Veja já 8 maneiras de melhorar seu emocional rapidinho.

Pesquisas já mostraram que os adultos têm vivido mais e melhor e o segredo da longevidade está, é claro, em hábitos saudáveis, exercícios físicos e boa alimentação. Mas como esquecer a conexão entre mente e corpo?

Já foi comprovado que nosso cérebro desempenha um papel importante no desenvolvimento de muitas doenças orgânicas e não podem ser separadas da nossa vida emocional, também conhecida como bem-estar mental.

Como, então criar uma rotina que cuide desse tão falado bem-estar mental? Manter o cérebro ativo é o primeiro passo, independentemente da idade. A prática não só evita doenças mentais, como também promove nossa capacidade de foco, concentração e boa memória. Depois, é só ajustar algumas práticas do dia-a-dia. Por exemplo:

Quebre a rotina! A rotina limita o estímulo cerebral. Que tal introduzir novos alimentos ou até mesmo novas formas de fazer uma receita comum? Pequenas atitudes contam (e muito!) na hora de melhorar seu bem-estar mental.

Faça novas amizades! Serviços de voluntariado são uma boa maneira de ajudar os outros. Uma pesquisa recente comprovou que socializar e conhecer novas pessoas libera hormônios capazes de suprimir a ansiedade e possíveis respostas ao estresse psicológico.

Durma bem! Uma boa qualidade e pelo menos oito horas diárias de sono permitem que os músculos e as articulações do nosso corpo se recuperem, além de proporcionar o tempo necessário para que nosso cérebro descanse e esteja pronto (e afiado!) para as tarefas do dia seguinte.

Tome um tempo pra você! Medite, leia um livro, faça caminhadas, yoga, pilates. A rotina intensa é a principal responsável por quadros de estresse a ansiedade. O segredo é relaxar e ser mais consciente do seu bem-estar mental, maximizando sua capacidade cognitiva e inibindo distrações.

Dance como se não houvesse amanhã! Adultos com mais de 50 anos que fazem exercícios físicos regularmente são 60% menos propensos a sofrer demência. E não é à toa! A atividade física aumenta o oxigênio no cérebro e libera uma proteína que fortalece células e neurônios. A dança é uma boa opção, já que além de trabalhar a oxigenação e vários músculos do corpo ao mesmo tempo, força nosso cérebro a trabalhar a área de aprendizagem e memória.

Alimente-se bem! Tenha certeza de que você está consumindo uma boa quantidade de ácidos graxos e ômega-3. Quando se trata de bem-estar mental, esses ácidos são cruciais para o bom funcionamento das células cerebrais e podem ser facilmente encontrados em peixes, sementes de linhaça, aveia e chia.

Sorria mais! Pesquisadores sugerem que nosso cérebro relaxa naturalmente ao sorrirmos, conhecermos lugares novos ou curtindo pequenos prazeres da vida.

Ria muito! Rir até a barriga doer libera endorfinas e dopamina, aumentando automaticamente nossa sensação de felicidade e prazer. Seja fofocando com as amigas, assistindo uma boa comédia na TV ou vídeos de stand-up na internet, a risada ainda potencializa nossa memória e melhora a qualidade de vida.

Por fim, compartilhe essas dicas de bem-estar mental com os amigos. Assim, vocês se ajudam a tirar o pé do acelerador e a ter uma rotina mais saudável e feliz. Seu corpo e mente agradecem!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page