top of page

Um guia completo para quem acabou de se matricular na academia

É nova no mundo fitness? Sem pânico! Abaixo, ofereço um roteiro completo para você aproveitar ao máximo seu tempo na academia: o que vestir, o que levar, que aulas fazer...

Finalmente tomou coragem e se matriculou na academia? O primeiro passo você já deu!! Agora que a parte mais difícil já foi, chegou a hora de tomar coragem e partir para as aulas e exercícios de musculação.

Mas, calma! Eu sei como é ruim chegar em um ambiente totalmente novo e fora da nossa realidade. Por isso, montei abaixo um roteiro com tudo o que você precisa ter e saber para ingressar nessa vida de academia sem dúvidas, nem insegura. Confira já!

1º passo: Preparação Para que seu cabelo não te incomode, o melhor é mantê-lo sempre preso com um rabo-de-cavalo alto e uma faixa ou tiara para segurar a trança.

Nada de usar seu sutiã para a academia, principalmente se ele for de bojo. O arame da barbatana pode vir a machucar e até estourar dependendo do movimento que você fizer. Prefira tops, camisetas, shorts e calças leggings, especialmente os de cotton ou elastano. Conforto e praticidade é fundamental na hora de completar o seu treino.

2º passo: Equipamentos A maioria das academias disponibiliza os materiais para seus associados, mas há quem goste de usar seus próprios equipamentos. Se você faz parte desse time, anote aí os itens básicos que você vai precisar: caneleiras, colchonetes, um par de pesinhos de 3 kg, luvas e cordas. Ah, e não se esqueça de comprar uma garrafinha térmica de água. Ela vai se tornar uma fiel companheira!

3º passo: Calçado adequado Mesmo que confortável e com sistema de ventilação, o modelo adequado do seu tênis vai depender do tipo de exercícios que você for fazer. Por exemplo: enquanto os tênis para quem pratica corrida vem com molas amortecedoras, para as aulas de exercícios localizados e funcional, indica-se tênis com a sola bem rente ao chão, o que forçará você a se esticar e alongar ainda mais.

Aproveitando a academia ao máximo

Veja essas dicas para usar melhor o seu tempo e ter 100% de aproveitamento no seu momento fitness!

1. Adeus, telefone: Se não for possível deixar seu celular dentro da bolsa enquanto pratica seu treino, coloque o aparelho em modo avião de forma que só o alarme e as suas músicas funcionem. E nada de dar “só uma espiadinha” no Whatsapp, hein? Para se dedicar à academia é preciso concentração total.

2. Aulas em grupo: Que tal escolher algumas aulas de aeróbico para fazer em grupo? Juntar as amigas e se inscrever em aulas como: zumba, boxe, pilates e HIIT (exercícios de alta intensidade), faz com quem você aumente seu senso de responsabilidade e leve o compromisso mais a sério, afinal, você não vai deixar seu grupo na mão, vai? Sem contar que o momento fica muito mais divertido!

3. Converse com os professores: Não é vergonha nenhuma admitir que você é nova nesse meio e que vai precisar de ajuda no começo para se entender com o manuseio dos aparelhos. Portanto, peça para professores e personais que te assessorem e até criem um treino específico para as suas necessidades.

4. Alongue muito: Mesmo nos dias de maior pressa, não dá pra pular a parte do alongamento e partir direto para os exercícios pesados. É através do alongamento que você vai se prevenir contra estirões, câimbras e possíveis lesões.

Por dentro das gírias da academia Na primeira vez que você pisar na academia, com certeza vai ouvir palavras que não fazem parte do seu vocabulário. Descubra já o que significam algumas dessas gírias:

– Halteres: normalmente chamados de “pesos”, na academia é comum ouvir os professores chamando-os de haltere. Por serem de tamanhos e cargas diferentes, certifique-se de usar a quantidade certa para a sua condição física.

– Série: a “série” é uma sequência de repetições de exercícios focados em uma única área do corpo e com um objetivo específico. Por isso, se seu professor mandar você fazer “3 séries de 20” de abdominais, por exemplo, é porque ele quer que você repita 3 três a sequência de 20 abdominais com intervalos de, no máximo, 30 segundos entre elas. Entendeu?

– Spinning: muito chamada também de “bike”, nessa aula você vai pedalar por uma hora variando não apenas a velocidade das pedaladas como também a carga da bicicleta. Durante as músicas, o professor varia entre as “pegadas 1, 2 e 3”, que significam estar sentada, em pé, ou debruçada sobre a bike. É ótima para fortalecer e delinear as coxas, glúteos e panturrilhas. Prepare-se para suar bastante!

– Body pump: a aula de body pump é uma famosa aula em grupo bem popular na maioria das academias. Ela é feita principalmente por mulheres, já que se trata de uma aula de exercícios localizados com levantamento de peso e atividades aeróbicas para tonificar e fortalecer coxas e glúteos.

– G.A.P: em linguagem literal dá para traduzir os exercícios de G.A.P como “glúteos-abdômen-pernas”. Já deu pra imaginar do que se trata, né? Trabalhar essas áreas com força total para definir os músculos e reduzir medidas. Vai encarar?

Com que bolsa eu vou? Isso depende muito do tempo que você vai passar na academia! O mais indicado é levar uma bolsa grande, principalmente se for levar com vocês todos os seus instrumentos de aula funcional. Agora, se você ficará lá por horas e pretende até tomar banho na academia, o melhor é comprar uma mochila para ter certeza que lá vai ter tudo o que você precisa: uma toalha, shampoo, condicionador, sabonete, chinelos, roupas íntimas, uma troca de roupa e um kit básico de maquiagem pra não sair de lá com a cara lavada!

Se for trabalhar logo em seguida, certifique-se com a recepção da academia se no vestiário eles oferecem secadores de cabelo. Senão, você precisará de uma bolsa ainda maior para levar o seu de casa.

E agora, tudo pronto pra começar?

www.fabianascaranzi.com.br

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page