Quer comer um doce enorme sem prejudicar seus esforços em perder peso? Então aprenda esta receita de uma das iguarias prediletas do meu pai – devidamente adaptada para o meu universo light.
Uma mistura de leveza e maestria pâtissier com um toque de sabor da infância.
Para quem vem de família portuguesa, este doce é muito especial.
Afinal, ele integra a herança da doçaria que abusa dos ovos em seu preparo.
Com sua textura de nuvem, ovos nevados constituem uma sobremesa muito leve e rápida de fazer.
O resultado parece que explode na boca.
Com menos gemas, minha versão fica um espetáculo, supervolumosa e com pouquíssimas calorias.
A receita a seguir rende três porções, com 135 Kcal cada.
Ovos nevados light
Ingredientes
600 ml de leite desnatado 1 fava de baunilha 2 gemas 3 claras 6 colheres (sopa) de adoçante culinário Manteiga light para untar
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180º C. Ferva o leite desnatado com a fava de baunilha. Retire a fava e reserve. Na batedeira, coloque as gemas e três colheres (sopa) de adoçante culinário. Bata em velocidade máxima. Adicione o leite fervido aos poucos, bem devagar. Siga batendo até atingir uma consistência cremosa. Abra a fava de baunilha, retire as sementes e coloque-a em uma panela em banho-maria. Leve o creme à panela por 15 minutos, mexendo sempre. Reserve na geladeira. Para fazer a neve dourada, bata as claras até que fiquem firmes. Com a batedeira ainda ligada, adicione 3 colheres (sopa) de adoçante culinário aos poucos. Distribua a neve em ramequins untados. Leve ao forno por oito minutos, ou até a clara crescer e dourar. Desenforme e sirva sobre o creme gelado.
Veja no vídeo a seguir o passo a passo desta receita.
www.luciliadiniz.com