top of page

SAUNA E SAÚDE

Cheirinho de eucalipto, silêncio…

A sauna relaxa os músculos, e o ambiente tranquilo descansa o corpo e a mente, ampliando a sensação de bem-estar. Por isso, ela é também indicada para sintomas de estresse e insônia.

O ritual da sauna foi criado na pré-história pelos povos nômades finlandeses, mas foram os turcos que a tornaram mundialmente popular.

Na época da pré-história a sauna era considerada um lugar sagrado – acreditava-se que o corpo e o espírito eram purificados.

A versão finlandesa é conhecida como sauna seca. A sauna a vapor surgiu bem depois, na Grécia antiga do século 4 a.C.

Hipócrates, considerado o pai da medicina afirmava que a alta temperatura podia tratar várias doenças pela ação do vapor, que servia como inalação, facilitando a secreção dos pulmões e a limpeza do nariz.

Os dois tipos de saunas ficaram famosos no mundo todo por sua ação relaxante e desintoxicante.

Para algumas pessoas, o calor sem vapor da sauna seca pode ser mais fácil de suportar.

Escolhendo uma delas ou alternando as duas, é sempre um prazer fazer sauna!

Além de fazer você transpirar, o seu corpo passa a funcionar com um ritmo diferente: o coração bate mais depressa; os vasos sanguíneos e veias se dilatam, carregando mais oxigênio e nutrientes para as células e ampliando a sensação de bem-estar.

FAZER SAUNA COM SEGURANÇA

1– Frequentar a sauna no máximo 2 a 3 vezes na semana.

2 – Ficar por 15 minutos em cada sessão. Muito mais que isso pode desequilibrar os níveis de sais minerais do organismo e diminuir muito a pressão arterial.

3 – Se tiver a pressão muito alta ou muito baixa, problemas cardíacos ou distúrbios renais, você deve passar por um médico, para avaliar o seu caso.

O QUE A SAUNA É CAPAZ DE FAZER

– A transpiração “lava”as toxinas do organismo, reduzindo a carga que os rins e o fígado teriam para filtrar.

– O calor alivia reumatismo, artrite e dores musculares, ajudando a dissolver o excesso de coriza e muco, o que facilita a respiração.

– O contraste quente/frio, quando se entra logo depois no chuveiro frio, aumenta a resistência física, evitando gripes e resfriados. A dilatação e a contração dos vasos, provocadas por essa diferença de temperatura faz uma “ginástica” vascular, ajudando a evitar varizes.

– A sauna úmida alivia problemas respiratórios como asma , sinusite e resfriados, porque o vapor facilita a eliminação de secreções do nariz e dos brônquios.

– Renova o aspecto da pele, aumentando a circulação do sangue, abrindo poros e eliminando cravos obstruídos.

NA HORA DE USAR A SAUNA

1 – Preparar a pele: comece com um banho de chuveiro, removendo cremes e outros produtos. Enxugue-se e leve uma toalha para deitar. A pele seca, limpa e sem roupa, facilita a transpiração.

2 – Entrar na sauna: se quiser experimentar os dois tipos de sauna, entre primeiro na seca, que fará transpirar mais.

3 – Fazer o contraste: saindo da sauna, tome um jato de água fria, começando pelos pés e subindo aos poucos, o que facilita a circulação.

4 – Repousar: toda vez que sair da sauna, descanse por uns 15 minutos, para regularizar o ritmo cardíaco, a circulação e a temperatura do corpo.

5 – Começar a segunda sessão: se quiser, pode repetir toda a sequência por mais 15 minutos.

ALGUNS CONSELHOS

– Não tome bebida alcoólica e nem faça sauna com o estômago cheio (espere 2 horas depois de comer).

– Mantenha uma garrafa de água perto de você e beba um belo copo antes, durante e após a sessão; o aumento da transpiração pode desidratar o corpo. (Pode ingerir uma bebida esportiva, ou água com uma pitada de sal, para repor o cloreto de sódio.)

– Pegue uma toalhinha molhada em água fria e esfregue em seu rosto, pescoço e corpo para revigorar-se.

– Termine com um banho de chuveiro frio.

– Com o vapor, as escamas dos fios se abrem e os cremes de tratamento penetram melhor. Se quiser, passe o creme nos cabelos lavados, ou faça uma receita caseira de sua preferência e enrole a cabeça com uma toalha antes de entrar na sauna. Ao sair, lave o cabelo com água fria.

Alguns preferem fazer sauna à noite, depois de um dia de trabalho, outros de manhã, pra ficarem despertos para o dia.

Além de permitir que você se desligue do mundo, a sauna é um verdadeiro tratamento de saúde e beleza.

Abraços,

Jane Fiorentino

Matéria do site: www.isabellafiorentino.com.br

Tags:

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page