top of page

NUTRIÇÃO | ALIMENTOS TERMOGÊNICOS MATÉRIAS - SAÚDE por Dra. Ingrid Seiler Prior*

Para serem digeridos, todos os alimentos gastam energia, aumentando a temperatura corporal e a queima de gordura. Porém, existem alguns que se destacam por induzirem o metabolismo a trabalhar em um ritmo ainda mais acelerado, classificados como alimentos termogênicos.

Água gelada Ao consumir água gelada, o organismo necessita de mais energia para elevar a temperatura para 37ºC.

Gengibre Acelera o metabolismo em até 20%. Ele pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas.

Canela Pode ser consumida em pó, com frutas ou como tempero para carnes, ou em pau em chás.

Cafeína É um importante estimulante do sistema nervoso, provocando um efeito estimulador.

Chá verde Reduz a absorção do açúcar no sangue e favorece o trânsito intestinal.

Pimenta Vermelha A pimenta acelera o metabolismo em até 20% e ainda estimula a digestão.

Abacaxi Rico em fibras e bromelina, substância que facilita a digestão das carnes. Soja O grão contém substâncias que estimulam a produção de um hormônio chamado glucagon, que tem ação térmica. Ômega 3 Ele é encontrado em peixes - como salmão e atum – oleaginosas, linhaça, e azeite. OBSERVAÇÕES: Hipertensos, indivíduos com problemas cardíacos ou tireoideanos, além de gestantes e lactantes devem tomar cuidado, pois esses alimentos aceleram o coração. Vale ressaltar que o consumo desses alimentos deve ser evitado à noite, pois tendem a prejudicar o sono.

*Artigo escrito pela colunista Dra. Ingrid Seiler Prior | Nutricionista especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo. Docente do curso

técnico de Nutrição no Colégio Marquês de Olinda.

Matéria retirada do site: www.julianagoes.com.br

Tags:

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page