top of page

Queda de cabelo? Descubra os 7 motivos mais comuns!

Pesquisa revela que, em média, perdemos aproximadamente 80 fios por dia! Notou um número maior? Descubra 7 motivos para a queda de cabelo e o que fazer.

Apesar de sabermos que perder alguns fios de cabelo por dia é normal, vê-los descer pelo ralo abaixo dá uma certa preocupação, né? Se você notou que esse número passa da média normal (80!) é preciso redobrar a atenção e encontrar o motivo da queda excessiva. Veja abaixo as sete causas mais comuns apontadas por uma especialista no assunto.

1. Desequilíbrio hormonal Não é novidade que os hormônios desempenham um papel importante no equilíbrio do nosso organismo, inclusive no ciclo do crescimento do cabelo. “São os estrogênios os principais responsáveis por manter os fios crescendo, enquanto os androgênios (hormônios masculinos) prejudicam os fios e encurtam o ciclo de crescimento”, explica a tricologista de Londres, Anabel Kingsley, à revista Cosmopolitan UK. Se um desses hormônios estiver em excesso, pode haver a queda de cabelo exagerada.

2. Estresse Já foi comprovado que o estresse age negativamente na queda de cabelo. Mas por quê? “O estresse pode aumentar o nível de androgênio que, por sua vez, pode causar a perda de cabelo”, diz Anabel. Ela explica ainda que os picos de tensão e ansiedade podem desencadear problemas no couro cabeludo, como a caspa, interromper hábitos alimentares e até desregular nosso sistema digestivo, o que impacta consequentemente na queda de cabelo.

3. Anemia “Na maioria dos casos, a queda de cabelo excessiva em mulheres acontece graças a uma deficiência de ferro”, diz a tricologista. Isso acontece porque o ferro é fundamental para a produção da proteína de células capilares. Sem ela, adeus cabelos!

4. Falta de vitamina B12 A especialista explica que a falta de vitamina B12 é responsável pela perda de cabelo uma vez que afeta a saúde dos glóbulos vermelhos, responsáveis por transportar oxigênio para os tecidos. Uma vez que ela está presente principalmente em proteínas animais, veganos e vegetarianos devem tomar um cuidado redobrado com a alimentação.

5. Problemas na tireoide É a glândula da tireoide que ajuda a regular o metabolismo do corpo, controlando a produção de proteínas. “Qualquer desequilíbrio pode afetar os folículos capilares”, explica Anabel. Por isso, é importante checar se você não sofre de Hipo ou Hipertireoidismo e iniciar o tratamento o quanto antes.

6. Perda bruta de peso Quando perdemos uma quantidade considerável de peso, seja intencional ou não, nosso organismo sofre uma deficiência nutricional, resultando na queda de cabelo excessiva. Por isso é tão importante manter um estilo de vida saudável e uma dieta balanceada, mesmo se a intenção for emagrecer.

7. Idade Mulheres prestes a entrar na menopausa sofrem várias alterações no organismo, o que pode afetar diretamente a saúde do cabelo. “É importante perceber que nossos cabelos também envelhecem e, à medida que a idade vai aumentando, nossos fios ficam naturalmente mais finos. Faz parte do processo natural da vida”, alerta.

Agora que você já conhece os motivos mais comuns para queda de cabelo, que tal procurar um especialista para descobrir qual dessas causas tem influenciado a sua perda excessiva? Juntos, vocês poderão criar um plano de ação para garantir fios fortes e saudáveis!

*Fonte: Cosmopolitan UK

Tags:

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page