top of page

Escuta ativa: aprenda como captar o que as pessoas estão dizendo e melhore sua comunicação

Ouvir com atenção a mensagem do outro é um dos grandes segredos de uma boa comunicação. Aprenda o que é escuta ativa e como aplicar essa habilidade no seu dia a dia



Ouvir é uma das nossas habilidades mais importantes, seja no escritório, no dia a dia com os filhos e marido, com os amigos, pais e irmãos…


Especialmente no trabalho, o quanto você ouve e a sua capacidade de captar informações, tem um impacto significativo na qualidade dos seus resultados e, principalmente, na sua evolução profissional.


Quer alguns exemplos?

– Nós ouvimos para obter informações – Nós ouvimos para entender – Nós ouvimos por prazer – Nós ouvimos para aprender


É tanta informação que recebemos todos os dias que o normal é acharmos que somos ótimas ouvintes, mas acredite: não é bem assim!


Segundo o americano Edgar Dale – criador do famoso “Cone da Aprendizagem”, método que estuda nosso grau de envolvimento no processo absorção de informações – o cérebro humano só é capaz de se lembrar de 10% do que leu; 20% do que ouviu; 30% do que viu; 50% do que viu e ouviu; 70% do que disse em uma conversa/debate; e 90% do que vivenciou a partir de sua prática. Ou seja, quando conversamos com nosso chefe, colegas, clientes, parentes ou parceiro por 10 minutos, prestamos atenção a menos da metade das informações que estão sendo passadas pra gente. Alarmante, né?


Os benefícios da escuta ativa

Para quem ainda não conhece, escuta ativa significa absorver o máximo possível da mensagem que estamos escutando. Ao nos tornamos melhores ouvintes, aumentamos nossa produtividade, além da nossa capacidade de influenciar, persuadir e negociar. Quer mais?


Graças a escuta ativa evitamos conflitos e mal-entendidos. Ou seja, aprendemos todas as habilidades necessárias para uma carreira e relacionamentos de sucesso.


Escuta ativa: aprenda já como melhorar essa habilidade de comunicação Confira minhas dicas abaixo para você se tornar uma boa ouvinte!


Dica 1: Preste atenção ao outro com cuidado. Evite se distrair com o que quer que esteja acontecendo ao seu redor ou pensando em contra-argumentos enquanto a outra pessoa ainda está falando. Não se permita ficar entediada ou perder o foco na conversa.


Dica 2: Está sentindo uma dificuldade enorme em se concentrar no outro? Tente repetir suas palavras mentalmente. Isso vai ajudar você a reforçar a mensagem e a manter o foco.


Dica 3: Mostre que está prestando atenção na mensagem do outro, seja acenando com a cabeça ou fazendo um simples “ahãm”. Você não vai estar necessariamente concordando com a outra pessoa, mas sim indicando que está ouvindo. Usar a linguagem corporal, manter a postura aberta e interessada e fazer uso de outros sinais para mostrar que está ouvindo, é uma forma, inclusive, de se manter concentrada na conversa.


(Imagem: Shutterstock)

Dica 4: Faça perguntas ocasionais ou comentários pontuais para recapitular o que foi dito e, de quebra, comunicar que você está ouvindo e entendendo a mensagem.


Dica 5: Forneça um feedback. Nossos filtros pessoais, suposições, julgamentos e crenças podem distorcer o que ouvimos. Como ouvinte, nosso papel é entender o que está sendo dito. Isso pode exigir que você reflita sobre a mensagem que está recebendo e faça perguntas como: “O que você quer dizer quando fala que…” ou então, resuma os comentários do outro com frases simples, como: “O que você está me dizendo então é que…”


Dica 6: Adie o julgamento! Interromper a mensagem do outro é uma perda de tempo e gera uma falha enorme na comunicação. Além de frustrar o interlocutor, você limita o total entendimento da mensagem. O ideal é sempre permitir que o outro termine cada ponto antes de fazer perguntas.


Dica 7: Dê a sua opinião de maneira honesta e sincera, expondo seu ponto de vista de forma respeitosa. O segredo é sempre tratar o outro como gostaria de ser tratada.


Viu como é simples? Exercitando sua escuta ativa você se comunica melhor, aumenta a produtividade no local do trabalho e, de quebra, ainda estreita relacionamentos. Bom, né? Bora colocar essas sete dicas em prática ainda hoje?


Bjs, Fabi Scaranzi


 

Fonte:


 

Tags:

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page