top of page

4 maneiras de dar a volta por cima no trabalho

Nada de desanimar porque um projeto deu errado ou não alcançou os resultados desejados. Aprenda já como tirar as melhores lições de cada fracasso.

*Imagens: Shutterstock

Um dos lemas que eu sempre segui na minha vida é que o fracasso não limita o nosso sucesso, mas sim o impulsiona. No entanto, pra muita gente “falhar” significa ser rejeitada ou até perder o potencial e admiração do chefe, clientes ou colegas de equipe.

Então, que tal mudar sua perspectiva e se permitir falhar algumas vezes? Ontem escrevi um post no meu Instagram que falava sobre os momentos difíceis, momentos de tempestades, de incertezas , de fracassos e o quanto esses momentos podem nos fortalecer.

Entenda que acertar sempre é impossível, e você vai fracassar no trabalho vez ou outra. O importante é encarar a situação com outros olhos e tirar o melhor dessa fase ruim. Como? Com quatro atitudes que vão fazer dos seus erros um combustível para você ser uma profissional ainda melhor!

1. Risco = recompensa

Mesmo que seu projeto não seja aprovado ou que a sua sugestão não seja aceita, ao descrever suas ideias e expectativas ficará evidente que você está construindo um plano de negócio. Seu zelo, paixão e competência serão contagiantes e com certeza seu chefe vai te incentivar a fazer modificações ou avançar alguns passos para deixar seu projeto ainda melhor. Quem sabe ele não te sugere um curso, te apresente pessoas influentes, te recomende workshops e algumas leituras… A partir do momento que você assume o risco de dar a “cara à tapa”, você dá mais um passo para o seu objetivo final, mesmo que demore um pouco mais pra chegar lá!

2. Ouvir um “não” não significa fracassar

Há um ditado entre empreendedores que diz que depois de um “sim” o melhor é ouvir um rápido “não”. Ou seja, se for para fracassar, que seja o quanto antes. Eu sempre acreditei que uma resposta negativa não é uma rejeição, mas sim a prova de que algo está faltando para alcançar o sucesso. Esse “algo” pode ser um melhor timing, um novo público alvo, diferentes estratégias de marketing… O objetivo é descobrir esse elemento essencial, fazer as melhorias e se dar outra chance.

*Imagens: Shutterstock

3. Anote e aprenda

Ao invés de criar desculpas para cada fracasso, pegue um papel e caneta e anote tudo o que você gostaria que tivesse acontecido de maneira diferente. O importante é reconhecer todas as variáveis dentro do que está ao seu alcance e tudo o que não depende de você para fazer da meta, um sucesso. À medida que você desenvolve um plano de ação para o futuro, você saberá lidar com qualquer empecilho de maneiras diferentes e terá mais consciência de como navegar por “mares incertos”.

4. Conte seus planos para amigos de confiança

Tenha por perto amigos com os quais você pode compartilhar seus objetivos e que te mantenham no caminho certo. Esses amigos devem ter intimidade para chamar sua atenção quando você se manter na zona de conforto ou te animarem quando se sentir insegura e desestimulada.

Eles não devem dizer apenas o que você quer ouvir, mas sim o que você precisa ouvir para alcançar o sucesso.

Cerque-se de influenciadores e você receberá boas dicas e olhares divergentes que podem, inclusive, ser o segredo para fazer das suas falhas, seu grande trunfo!

 
 

Tags:

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page