top of page

Dor de cabeça: a diferença entre enxaqueca e cefaleia e suas causas

Sua dor de cabeça dura mais de dois dias? Ela apresenta outros sintomas ou o incômodo é localizado? Descubra se você sobre de enxaqueca ou cefaleia e como prevenir e tratar.

Quem é que nunca perdeu um dia inteiro de trabalho por conta de uma dor de cabeça? Ou deixou de curtir uma festa, um jantar entre amigos, a apresentação de teatro dos filhos ou até uma noite mais quente com o parceiro por conta dessa dorzinha incômoda e latejante?

O que muitos não sabem é que existe, sim, uma diferença entre cefaleia e enxaqueca. Enquanto a cefaleia pode ser causada por tensões do dia a dia e dura apenas algumas horas, a enxaqueca pode durar dias e vem acompanhada de uma série de outros sintomas. A Sociedade Brasileira de Cefaleia explica cada uma!

Cefaleia – Provoca dores que dão a sensação de cabeça pesada ou pressionada – É fraca ou moderada – Normalmente não nos impede se continuar realizando nossos compromissos – Não vem acompanhado de nenhum outro sintoma – Surgem principalmente por conta do estresse, ansiedade, depressão, alteração hormonal, noites mal dormidas, muitas horas sem comer – Geralmente é tratada com medicamentos

Enxaqueca – Costuma começar com uma dor latejante em um dos lados da cabeça, aumentando aos poucos – Além da dor, a pessoa com enxaqueca também apresenta aversão a luz e/ou ao som – A visão pode ficar turva ou até enxergar pontos luminosos – Episódios de náusea e vômito também são comuns durante uma enxaqueca – É causada principalmente por alterações hormonais (principalmente durante a TPM), excesso de café ou muitas horas de atividade física – Para algumas pessoas, certos alimentos como queijos, chocolate, frutas cítricas, adoçante, alimentos gelados ou gordurosos também causam crises de enxaqueca – Ela pode durar entra quatro horas a três dias e, mais do que ser tratada com remédios, o recomendável é que se controle os sintomas, prevenindo o surgimento de novas crises

Agora que você já identificou se sua dor de cabeça não passa de uma cefaleia ou se você sofre de enxaqueca, é preciso levar outro fator em conta: o local da sua dor. De acordo com o neurologista, dr. Paulo Junqueira, explica que o incômodo de uma pontada localizada pode indicar (e muito!) como anda sua saúde.

Dor de cabeça lateral Sintoma clássico da enxaqueca, ela é latejante e vem acompanhada de uma alta sensibilidade a luz e som, enjoo e náusea. Essa dor de cabeça costuma ocorrer normalmente em um dos lados apenas, podendo migrar para o outro. O mais indicado é procurar um especialista em dor ou médico neurologista para indicar o melhor método de tratamento. Num primeiro momento vale a pena deixar num quarto escuro e ficar de olhos fechado.

Dor na testa ou no topo da cabeça O especialista explica que essa é uma variação da cefaleia conhecida como “tensional” e normalmente é causada por estresse ou consumo excessiva de bebidas alcoólicas ou cafeína (café, chá preto…). O melhor a fazer é cortar o consumo dessas medidas e, nos próximos dias, reduzir o ritmo de trabalho ou estudo. Um analgésico é capaz de diminuir a dor depois de algumas horas.

Dor de cabeça atrás dos olhos (frontal) Mais uma variação da cefaleia tensional, as principais causas dessa dor de cabeça segundo o neurologista são o estresse e doenças respiratórias, como a sinusite. Ela normalmente vem acompanhada de tosse e secreção no nariz e na garganta. “Se a causa da sua dor de cabeça atrás dos olhos for a sinusite, um clínico geral será capaz de indicar o melhor tratamento. No caso do estresse, não tem jeito: o segredo é desacelerar e tomar um analgésico recomendado por um especialista”.

Dor na nuca ou na parte posterior da cabeça O acúmulo de estresse, ansiedade e tensão fazem com que os músculos do nosso pescoço fiquem enrijecidos, causando a dor de cabeça. Outro motivo para esse tipo de dor é a hipertensão ou um aumento momentâneo da pressão arterial, principalmente depois de atividades físicas. Quem for hipertensa deve seguir o tratamento já pré-estabelecido para controlar o quadro. Caso contrário, vale fazer um teste de pressão e, se ela estiver ok, procurar se acalmar (que tal exercícios de meditação?) e tomar um analgésico.

 
 

Tags:

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page