top of page

Como trabalhar com amigos e parentes sem estresse

Trabalhar com amigos e membros da família sem enlouquecer é possível! Aprenda como impor limites, fortalecer vínculos e ser cada vez mais bem-sucedida

Trabalhar com amigos e parentes parece uma prova de resistência, mas acredite: dá, sim, pra sobreviver e manter seus relacionamentos intactos, mesmo com algumas opiniões divergentes pela frente.

No começo, tudo parece perfeito – afinal, trabalhar lado a lado da nossa melhor amiga não tem como dar errado – mas, com o tempo alguns hábitos do outro podem vir a incomodar, ainda mais naqueles dias em que não estamos muito pacientes. E mais: por causa da amizade e dos vínculos de família, muitas vezes deixamos nossos gostos e opiniões de lado, principalmente para evitar o famoso “climão”.

Se você tem passado por isso e morre de medo de acabar perdendo amizades valiosas, mas ao mesmo tempo não quer desfazer a parceria, dá uma olhada nessas quatro medidas simples para garantir que seu relacionamento com um colega de trabalho – que também é seu amigo ou parente – permaneça forte e, porque não, até melhor!

1. Coloque limite nas conversas

Sente-se com seu colega ou parente e faça uma lista de assuntos que vocês não falarão durante o trabalho, seja pessoalmente, por mensagens ou e-mail. Assim, fica mais difícil se distrair e atrasar o tempo que deveria servir apenas para produção.

Por exemplo, se você trabalha com sua irmã e ela está em crise no relacionamento com o marido ou namorado, tente não falar sobre o problema durante o expediente. O motivo? Além de gastar um tempo grande discutindo o assunto ao invés de trabalhar na criação de novos produtos e ideias, assuntos delicados tiram a concentração e podem deixar vocês duas preocupadas e desmotivadas.

O mesmo vale para tudo aquilo de engraçado e positivo que tire vocês do ritmo, seja uma música nova ou até vídeos divertidos no YouTube… Se vocês perdem muito tempo se distraindo com eles, melhor evitar!

2. Interaja com outras pessoas

Investir todo o seu tempo e energia no amigo ou parente em questão parece tentador, afinal vocês se dão bem super, trabalham juntos… Entretanto, essa mentalidade pode impedir você de fazer outras amizades significativas no seu local de trabalho.

Minha dica? Durante o almoço e pausas para o café, faça um esforço consciente para conversar com outras pessoas. Se tiver que criar um projeto ou fazer uma jornada dupla de trabalho, sugira trabalhar ao lado daquele colega que você não tem muito contato. Assim, além de conhecer gente nova e fortalecer outros vínculos, você tira um tempo livre para “respirar” e não corre o risco de enjoar da companhia daquele seu amigo ou parente sempre tão presente.

3. De um tempo nas saídas até vocês acertarem o ritmo no trabalho

A dica é simples e não é permanente! Até vocês entenderem a dinâmica entre vocês dentro do ambiente de trabalho, tente diversificar sua vida social saindo com outras pessoas.

Por exemplo: está sozinha em casa e pensou em chamar uma amiga para assistir um filme e pedir uma pizza? Que tal entrar em contato com aquela colega que há tempos você não fala ao invés de correr para a melhor amiga?

Assim, você cria uma rede saudável de relacionamentos. Até porque, se a amizade de vocês é tão forte quanto você presume, ela não ficará chateada se for “trocada” por outros colegas vez ou outra.

4. Exercite a paciência

Não tem jeito, ao ter sua amiga ou parente como colega de trabalho, vocês serão obrigadas a passar boa parte do dia juntas. Todo esse convívio pode deixar você à flor da pele. Para fazer essa relação dar certo, você vai ter que aprender a ser mais paciente, aceitar a visão do outro, não interromper durante uma reunião e, principalmente, jamais levar opiniões divergentes para o lado pessoal.

Ao invés disso, seja gentil. Os motivos de vocês serem tão amigas superam os momentos de divergência. Se sentir que estar prestes a surtar, peça licença, corra para o banheiro mais próximo e procure respirar fundo e limpar a cabeça por 10 minutinhos. Depois, volte e discuta o problema da mesma forma que discutiria com qualquer outra colega de trabalho.

E nos momentos mais difíceis, não se esqueça: trabalhar com alguém que você ama nem sempre é fácil, mas é uma oportunidade única de ser bem-sucedida ao lado de alguém que te entende profundamente. Estabeleça limites, perdoe e lembre-se que rir vez ou outra é essencial para tornar gratificante uma amizade ou um relacionamento familiar, tanto no escritório quanto em casa.

 
 

Tags:

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page