top of page

13 Alimentos Que Combatem A Inflamação E Emagrecem


Você sabia que a inflamação é causada em grande parte pelos alimentos que você consome? Alimentos enlatados, congelados e processados são muito prejudiciais à saúde, e podem desencadear inflamações crônicas. Por outro lado, existem os alimentos que combatem a inflamação.

É importante entender cada vez mais o papel dos alimentos na saúde e na forma como o corpo se comporta quando submetido a agressores diversos, como vírus, bactérias, fungos, fadiga, estresse, e muitos outros. Nada mais natural que encarar o cardápio como fonte de defesa do organismo, certo?!

O combate à inflamação começa pelo seu prato!

Por isso, selecionei os melhores alimentos que combatem a inflamação.

Não deixe de ler e compartilhar.

Alimentos Que Combatem A Inflamação

Alimentos anti-inflamatórios podem transformar sua saúde.

A Inflamação como uma função corporal não é necessariamente uma coisa ruim.

Quando o corpo está ferido ou doente, o sistema linfático (imunológico) entra em ação, trazendo o exército do sistema imune de glóbulos brancos para a área de necessidade, através do aumento do fluxo sanguíneo.

Com o aumento da atenção para a área específica, também pode haver inchaço, vermelhidão, calor, dor ou desconforto. Você provavelmente já viu esta resposta imune em ação, como quando um corte fica quente e inchado ao redor da ferida.

A inflamação em um corpo saudável, é a resposta normal e eficaz que facilita a cicatrização.

Quando o sistema imunológico está sobrecarregado e começa a atacar tecidos corporais saudáveis, sofremos com doenças autoimunes e inflamações em outras áreas saudáveis do corpo.

É o caso de sintomas de artrite e fibromialgia, bem como doença celíaca e da Síndrome do Intestino Irritável.

A inflamação está ligada ainda há outras doenças. A asma cria inflamação das vias aéreas; a inflamação relacionada à diabetes afeta a resistência à insulina; e assim por diante.

Estudos mostram que pacientes que consumiram alimentos anti-inflamatórios melhoraram sua condição de saúde, e conseguiram até mesmo diminuir os medicamentos. Esse é um bom método para promover mudanças no seu estilo de vida.

Os alimentos anti-inflamatórios facilitam sim a perda de peso.

Outra boa notícia, eles combatem a celulite, que nada mais é do que uma inflamação. O consumo de alimentos pró inflamatórios causa a inflamação das células, ocasionando as celulites que podem ser combatidas com uma dieta anti-inflamatória.

Isso porque eles melhoram o funcionamento do intestino e do organismo em geral, auxiliando no emagrecimento.

Mas para resultados positivos, é necessário tirar da sua dieta alimentos processados, industrializados e açucarados, que inflamam o corpo e retém toxinas no organismo.

Melhores Alimentos Anti-Inflamatórios

Procure incluir na sua dieta os seguintes alimentos:

Frutas Vermelhas

Contém fibras, vitaminas e minerais. Embora existam dezenas de variedades, alguns dos frutos mais comuns incluem morangos, mirtilos, framboesas e amoras. Eles contêm antioxidantes chamados antocianinas, que possuem efeitos anti-inflamatórios capaz de reduzir o risco de doenças.

Peixes Gordos

São fontes de proteína e dos ácidos graxos Ômega 3 de cadeia longa, EPA e DHA, peixes como: Salmão, Sardinha, Arenque, Cavalinha e Anchovas. EPA e DHA reduzem a inflamação que pode causar síndrome metabólica, doenças cardiovasculares, diabetes, doença renal, entre outros.

Brócolis

O brócolis é um dos alimentos que combatem a inflamação. Vegetal crucífero extremamente nutritivo, ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas e câncer. Rico em sulforafano, um antioxidante que combate a inflamação; reduzindo os níveis de citocinas e NF- kB, que levam à inflamação.

Abacate

Um verdadeiro super alimento. O abacate contém potássio, magnésio, fibras e gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração. E também carotenóides e tocoferóis, que estão ligados ao risco de câncer reduzido.

Chá Verde

Você provavelmente já ouviu falar que o chá verde é uma das bebidas mais saudáveis que você pode beber. Tem sido utilizado para reduzir o risco de doença cardíaca, cancro, doença de Alzheimer, obesidade e outras condições. Muitos dos seus benefícios são devidos à sua propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Pimentas

Pimentões e pimentas são carregados com vitamina C e antioxidantes que têm efeitos anti-inflamatórios potentes.

Os pimentões contêm o antioxidante quercetina, eficaz para reduzir um marcador de dano oxidativo em pessoas com sarcoidose. Pimentas contêm ácido sinápico e ácido ferúlico, o que pode reduzir a inflamação e levar ao envelhecimento mais saudável.

Cogumelos

Cogumelos são baixos em calorias e são ricos em todas as vitaminas do complexo B, selênio e cobre. Eles também apresentam lectinas, fenóis e outras substâncias que fornecem proteção anti-inflamatória.

Uvas

As uvas contêm antocianinas, que reduzem a inflamação. Elas também podem diminuir o risco de várias doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes, obesidade, distúrbios da doença de Alzheimer e dos olhos.

Cúrcuma

Cúrcuma é uma especiaria com um sabor forte, que tem recebido muita atenção por seu seus nutrientes anti-inflamatórios. O açafrão, por exemplo, é eficaz na redução da inflamação relacionada com a artrite, diabetes e outras doenças.

Azeite Extra Virgem

O azeite de oliva extra virgem, é uma das gorduras mais saudáveis que você pode comer.

É rico em gorduras monoinsaturadas que proporciona inúmeros benefícios à saúde. Muitos estudos têm analisado as propriedades anti-inflamatórias do azeite, que tem sido associado a um risco reduzido de doenças cardíacas, câncer cerebral e outras doenças.

Chocolate Amargo E Cacau

O chocolate escuro é delicioso e também contêm antioxidantes que reduzem a inflamação e levam ao envelhecimento saudável. No entanto, certifique-se de escolher o chocolate escuro, que contém pelo menos 70% de cacau (mais é melhor ainda), a fim de colher os benefícios anti-inflamatórios.

Tomates

O tomate é uma potência nutricional. São ricos em vitamina C, potássio e licopeno, um antioxidante com propriedades anti-inflamatórias impressionantes. (Dica: Ao cozinha-los no azeite de oliva, você maximiza a quantidade de licopeno absorvido).

Cerejas

As cereja é um dos alimentos que combatem a inflamação, elas são deliciosas e ricas em antioxidantes, como as antocianinas e catequinas, que combatem a inflamação.

Procure comer esses alimentos em seu dia-a-dia, a sua saúde agradece.

Como você pode ter notado, todos esses são alimentos de verdade que trazem inúmeros benefícios para a sua saúde. Assuma o compromisso de mudar sua alimentação e a sua vida.

Pois consumir de vez em quando alguns alimentos naturais, não basta para garantir a boa saúde e prevenir inflamações. Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Tags:

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page