Destaque:
Procure por Tag:

Como expandir sua criatividade

1/10
Please reload

3 perigos da luz do celular para a saúde dos seus olhos

E mais: ao passar horas na frente do celular, você aumenta problemas de dores de cabeça e sofre mais para pegar no sono.

Quem nunca começou o dia dando uma checadinha nos e-mails antes mesmo de sair da cama, ou só fecha os olhos pra dormir depois de dar uma última espiadinha nas redes sociais pelo celular, que atire a primeira pedra!

 

Se pra você esse hábito for frequente, entretanto, é melhor repensar! De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a luz de dispositivos eletrônicos (tanto do celular, quanto de tablets e computadores), pode causar grandes danos à visão.

 

Especialistas garantem que, quanto se trata da luz da tela de celulares e outros eletrônicos, nossa córnea não tem capacidade de filtrar esse tipo de onda eletromagnética, aumentando uma superexposição à luz azul emitida pelos gadgets. O resultado? Maiores chances de danificar a retina e dificuldade de focar a visão, além de secura nos olhos, dores de cabeça frequentes e até degeneração macular – doença que leva a perda da visão. Um perigo, né?

 

O estudo comprovou ainda que esse tipo de luz inibe a produção de melatonina, hormônio responsável por nos permitir ter uma boa noite de sono e regular o ritmo circadiano do organismo.

 

O que fazer?
Não dá pra ignorar a presença do celular. Afinal, pra muita gente ele já virou agenda pessoal e até instrumento de trabalho. Os especialistas de Harvard recomendam, então, descansar a visão por 20 segundos a cada 20 minutos na frente da tela. Como, é você quem escolhe: vale olhar pela janela, apreciar um quadro ou escultura, ou simplesmente dispersar a visão ao redor de um cômodo da casa.

 

O que importa é dar um “respiro” aos olhos, lembrando sempre de piscar várias vezes a fim de lubrificar a retina e manter nossa visão sempre saudável.

 

Uma dica muito bacana também (e que funciona!) é baixar aplicativos que balanceiam a claridade do celular, ou usar o modo “Night Shift”, disponível para iPhone.

 

Para quem já notou a presença do botão, mas nunca soube para que ele serve, eu explico: O Night Shift ajusta automaticamente as cores da tela para os tons mais quentes do celular, deixando a tela mais agradável aos olhos. Bacana, né?

 

(ps.: no meu celular Samsung o nome é: Filtro de luz azul)

Fê Maciel

 

Melhor do que isso, só fazendo uma adaptação total na sua rotina e se obrigar a só checar e-mails e mensagens depois do café da manhã ou desligar o celular todas as noites, pelo menos meia hora antes de ir para cama. Vale a tentativa!

 

www.fabianascaranzi.com.br

 

Tags:

Please reload