top of page

Como Montar um Roteiro de Viagem

No post de hoje vou te mostrar como montar um roteiro de viagem de forma rápida e eficiente.

Eu amo fazer roteiros, na hora que estou pesquisando sobre o lugar é a hora que me dá mais vontade de conhecer o destino. Para quem pensa que roteiro deixa a viagem “amarrada” não sabe o que esta perdendo, não tem nada melhor que um roteiro feito por você mesmo, com aquilo que é a sua cara e que você ama fazer.

O roteiro ainda evita que você caia em furadas, por exemplo: “Você sabia que tem dias que a Torre de Belém não abre?” “Ou que tem atrações na Europa que a última entrada é 30 min antes do encerramento?” “Que tem um show lindo de encerramento na Disney?” ” Que tem um dia no mês que a entrada de alguns castelos e museus é grátis?”

Pelos exemplos já deu para entender né Pesquisar o destino antes e montar o seu roteiro irá te ajudar a evitar cair em furadas e otimizar o seu tempo.

Para quem ainda assim torce o nariz e diz que o roteiro deixa a viagem “amarrada”, vai aí uma grande dica: Você não precisa lotar os seus dias de coisas para fazer e nada impede de você mudar os planos e fazer outra coisa que tenha vontade, mas vai por mim, dica de viajante profissional, planejar VAI te fazer ECONOMIZAR.

Pronto! Resolvido a questão de que o roteiro é importante, vamos as dicas práticas de como montar o seu roteiro de viagem de forma mais eficiente:

  • Fase 1: Defina o seu perfil de viajante: se curte aventura, se gosta de romance, cultura, gourmet, etc. Pode ser mais de um, sem problemas! O importante aqui é definir o que você gosta de fazer, para assim otimizar a sua busca e fazer somente o que você gosta.

Ex: Você curte aventura e esta indo para Cancun, então pode buscar: “Esportes radicais para fazer em Cancun” no Google. Isso vai te poupar tempo e a sua viagem será muito mais proveitosa, fará somente o que você realmente gosta.

  • Fase 2: Hora de pesquisar no Google, Instagram, em blogs, aqui no Projeto Viajando Sempre. Em qualquer lugar que você achar conveniente, lembre-se pesquise de acordo com o seu gosto, não adianta colocar a Torre Eiffel se você não curte isso. Anote todas as informações importantes, endereço, horário e dia de funcionamento, valor, essas informações atualizadas você consegue no próprio site da atração.

Pulo do gato: Olha no instagram pela geolocalização e pelas hashtags as fotos do local que você quer visitar, vai te dar uma perspectiva se gosta ou não do lugar e de quebra ainda te dá inspirações para as suas fotos

  • Fase 3: Agora é a hora de montar o seu roteiro, você pode reunir as informações que você coletou em um bloco de notas, em uma tabela, no word, em um caderno, em qualquer lugar, vai da sua preferência, eu vou compartilhar com você como eu faço o meu.

Existe uma opção no aplicativo do Google Maps chamada Seus Lugares (mapas) e é ele que eu uso durante as minhas viagens, lá que após pesquisar o meu roteiro, eu marco no mapa todos os lugares que eu quero ir.

No mapa você consegue marcar todos os lugares que você vai visitar, ele te dá as rotas a seguir, quanto tempo leva até o destino, as opções de transporte, etc. É ótimo também para você conseguir visualizar qual atração fica perto da outra, assim você consegue otimizar melhor o seu tempo.

Para criar o seu mapa é bem simples:

– Você acessa o site My Maps (clique aqui)

– Você precisará logar em uma conta do Google é nela que ficará armazenado todos os seus mapas, ela deve ser a mesma que você loga no aplicativo do Google Maps.

– Depois basta clicar em “Criar um novo mapa”

– Agora basta ir preenchendo no mapa os lugares que você deseja visitar, coloca um título no seu mapa, uma descrição, etc.

– Você pode personalizar o seu mapa, colocar símbolos e cores diferentes. Eu costumo colocar símbolos diferentes para pontos turísticos, restaurantes e lojas, assim fica mais fácil de localizar no mapa. Coloco também cores diferentes, por exemplo: Eu quero muito visitar um local, então eu coloco uma cor mais forte, para identificar que aquele local eu não posso deixar de visitar. Aqui vai da sua imaginação e organização.

– Você ainda pode colocar informações sobre o destino que vai visitar, dessa forma consegue reunir tudo em apenas um aplicativo.

– Pronto! Agora é só abrir o Google Maps e utilizar o seu mapa!

Você em pouco tempo vai conseguir fazer um roteiro de viagem simples, rápido e eficiente!

E aí, gostou da dica?

Tags:

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page