top of page

Anemia: Sintomas, Causas E Tratamentos Naturais


A anemia ocorre quando o seu sangue tem um número inferior ao normal de glóbulos vermelhos ou se os seus glóbulos vermelhos não têm hemoglobina suficiente.

A hemoglobina é uma proteína rica em ferro que dá ao seu sangue sua cor vermelha e ajuda as células a trazer oxigênio de seus pulmões para o resto do seu corpo. Mas se você tem anemia, seu corpo simplesmente não recebe bastante sangue rico em oxigênio, deixando-o cansado e fraco.

A anemia severa ou ininterrupta pode danificar o coração, o cérebro e outros órgãos do corpo – e inclusive pode matar. A deficiência de ferro é mais comumente associada à anemia, e de acordo com os Centros de Controle de Doenças, é uma das deficiências nutricionais mais comuns.

Portanto, é importante que você aprenda a reconhecer os sintomas desse problema e aprenda as melhores maneiras de tratar a anemia.

Não deixe de ler e compartilhar.

O Que É Anemia?

Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência.

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro).

O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

Crianças, gestantes, adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela anemia, muito embora homens e os idosos também possam ser afetados pela doença.

Causas Da Anemia

As causas da Anemia por deficiência de ferro, tanto em crianças como a anemia na gravidez, são decorrentes basicamente do consumo insuficiente de alimentos fontes de ferro e/ou com baixa biodisponibilidade.

Na gestante, a anemia pode ser causada também pelas baixas reservas de ferro e pela elevada necessidade do mineral em função da formação dos tecidos maternos e fetais.

Sintomas De Anemia

Sentir-se cansado pode ser comum para muitos de nós por muitas razões legítimas: stress, falta de sono, doenças, entre outros motivos. Portanto, é importante que você saiba quais são os principais sintomas da anemia:

  • Fadiga;

  • Fraqueza;

  • Pele pálida;

  • Batida cardíaca rápida ou irregular;

  • Falta de ar;

  • Dor no peito;

  • Tontura;

  • Problemas cognitivos;

  • Mãos e pés frios;

  • Dor de cabeça.

Você também deve estar ciente de que, inicialmente, a anemia pode ser tão leve que passa despercebida. Mas os sintomas irão aumentar à medida que a anemia se agrava.

Tratamentos Da Anemia

Além de ser fundamental procurar orientação médica, alguns tratamentos naturais ajudam a diminuir os sintomas da anemia.

1. Nutrir o seu baço

O primeiro tratamento natural para a anemia é nutrir o seu baço. O baço é um órgão responsável pela produção de glóbulos vermelhos. Se o seu baço não está saudável, essa pode ser uma das causas da anemia.

Existem alimentos específicos que realmente nutrem o baço, ajudando você a tratar a anemia naturalmente. Um desses alimentos é a abóbora.

Outro grupo de alimentos que é muito importante para nutrir o seu baço e para a produção de glóbulos vermelhos são os vegetais de folhas verdes como espinafre, couve e acelga, ricos em nutrientes.

Por último, mas não menos importante, os alimentos amargos são ótimos para o baço, especificamente legumes como rúcula.

2. Alimentos Probióticos

Para tratar a anemia também é preciso cuidar da saúde do seu intestino com os alimentos probióticos. O princípio não é: “Você é o que você come”. Pelo contrário, é: “Você é o que você digere.” Se você não está digerindo corretamente, absorvendo e assimilando nutrientes corretamente, você não está absorvendo ferro.

Muitas pessoas podem estar até mesmo tomando suplemento de ferro sem sucesso. A razão é que seu sistema digestivo não está saudável, e você provavelmente tem uma condição chamada síndrome gutural gotejante, que não permite que você absorva corretamente o ferro, bem como outras vitaminas e minerais, como a vitamina B12, magnésio e zinco.

Um estudo realizado pela universidade de Stanford descobriu que quando alguém consome alimentos probióticos (como o Kefir), os níveis de vitamina B se elevam, juntamente com os níveis de ferro.

**Então trate a causa raiz, não o sintoma.

3. Corte alimentos processados

É importante também que você retire da sua dieta os alimentos processados e outras porcarias. Especialmente o excesso de açúcar e qualquer outro alimento que pode causar cândida (fungos que podem causar doenças infecciosas). Muitas vezes, candida e anemia estão ligados.

A candida vai bloqueia a absorção de ferro. Para evitar o problema, você precisa evitar açúcares processados e grãos.

Se você come muito açúcar, massas, pães, cereais, qualquer tipo de produto de grãos ou de açúcar, pode estar alimentando também a candida. Substitua esses alimentos por gorduras saudáveis em sua dieta.

4. Consuma alimentos ricos em ferro

O próximo passo para ajudá-lo a superar sintomas anêmicos é consumir alimentos ricos em ferro. Alguns dos melhores incluem fígado de carne e fígado de frango.

Outros alimentos ricos em ferro incluem carne de vaca, cordeiro, espinafre, couve e acelga.

5. Reduza o estresse

O estresse pode esgotar o seu baço e prejudicar sua absorção de nutrientes.

Certifique-se de separar algum momento do seu dia para relaxar e recuperar as energias.

Além de reduzir o estresse, relaxar também pode ajudar a tratar sua anemia.

Assista o vídeo que eu fiz sobre este assunto: “Como saber se eu tenho Anemia?”

Manter uma alimentação de verdade, livre de porcarias processadas e do excesso de açúcar, pode ajudar no tratamento de anemia.

Também é importante que você fique atento aos sintomas da doença e procure orientação médica.

www.drjulianopimentel.com.br

Tags:

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page