top of page

Ovário Policístico: Sintomas E Tratamentos

É um dos distúrbios hormonais endócrinos mais comuns nas mulheres. Estou falando de síndrome do ovário policístico, que afeta em qualquer cerca de 5% a 20% das mulheres em idade fértil. Embora poucas mulheres estejam cientes desta desordem ou como os sintomas do ovário policístico aparece, a doença é responsável por 70% dos problemas de infertilidade.

Além disso, também está associado a um risco de desenvolver vários problemas de saúde, como resistência à insulina, diabetes tipo 2, colesterol alto, pressão arterial elevada e doenças cardíacas.

Ovário Policístico E Os Sintomas

Existem vários sintomas de ovário policístico comuns relacionados com questões hormonais, embora cada mulher é diferente nas maneiras que um desequilíbrio hormonal pode ser experimentado.

Classicamente, os médicos têm procurado vários cistos nos ovários (descrito como parecendo uma “sequência de pérolas” ao realizar um ultrassom), mas nem todas as mulheres diagnosticadas têm cistos visíveis em seus ovários. A doença ainda pode ser diagnosticada se a maioria dos outros sintomas comuns são experimentados.

Os sintomas mais frequentes incluem:

– Períodos menstruais irregulares, incluindo amenorréia (períodos ausentes);

– Dificuldade em conceber ou infertilidade;

– Alterações no peso, especialmente ganho de peso e dificuldade para perder peso;

– Acne;

– Resistência à insulina (relacionada ao aumento do risco de diabetes);

– Níveis elevados de testosterona;

– Hirsutismo (crescimento excessivo do cabelo, incluindo em lugares onde as mulheres geralmente não crescem cabelo, como na face e no abdômen);

– Calvície de padrão masculino, cabelo ralo;

– Fadiga;

– Mudanças no humor;

– Baixo desejo sexual.

O termo “policístico” significa literalmente que os ovários de uma mulher têm múltiplos cistos pequenos sobre eles, que é causado quando os ovários não são liberados normalmente e, portanto, acumulando nos ovários em pequenos “sacos”.

Normalmente, os ovários liberam uma pequena quantidade hormônios sexuais masculinos(chamados andrógenos), mas em mulheres com ovário policístico, seus ovários começam a produzir um pouco mais de andrógenos, que é a razão para sintomas masculinos, como pelos na face.

Tratamento Para O Ovário Policístico

Algumas dicas podem ajudar no tratamento de ovário policístico. Confira:

1 – Alimentação De Verdade

Em mulheres com excesso de peso, principalmente sedentárias e lutando contra a resistência à insulina, é recomendável uma dieta voltada para a perda de peso saudável que é pobre em açúcar e rica em nutrientes.

Não importa a causa do desequilíbrio hormonal, comer alimentos de verdade e eliminar a exposição a toxinas é importante.

É crucial para aumentar o metabolismo e portanto, ajudar com na produção de hormônios, eliminando várias toxinas que entram em nossos corpos através de alimentos industrializados e processados. Hormônios podem facilmente prejudicar quando o corpo é bombardeado por coisas como adoçantes artificiais, pesticidas, conservantes e assim por diante.

Em vez de se concentrar no que precisa ser eliminado da dieta, pense em “nutrição” como o objetivo, especialmente comer uma variedade de alimentos antiinflamatórios naturais – como vegetais, frutas, carnes e gorduras saudáveis.

Algo positivo a lembrar é que o mesmo tratamento dietético usado para combater ovário policístico também ajuda a tratar toda uma série de outras doenças comuns, incluindo obesidade, doenças cardíacas, doenças autoimunes, diabetes e assim por diante.

Isso significa experimentar a remoção de alérgenos comuns ou sensíveis, toxinas e produtos químicos, incluindo:

– Excesso de álcool ou cafeína;

– A maioria das fontes de açúcar e adoçantes (incluindo xarope de milho rico em frutose, produtos doces embalados e grãos refinados que acionam picos de insulina, são inflamatórios e irritantes para o intestino);

– Alimentos embalados e processados;

– Hidrogenados e refinados (soja, canola, cártamo, girassol e milho), que são altamente inflamatórios;

– Sensibilidades comuns, incluindo produtos lácteos convencionais e glúten.

2. Reduzir O Estresse

Uma das chaves para resolver qualquer problema hormonal é dar uma olhada na “conexão mente-corpo”. Isso é porque o estresse pode ter impactos drásticos sobre o sistema endócrino e, portanto, a produção de hormônios.

Diferentes coisas funcionam para diferentes pessoas quando se trata de combater o estresse crônico, como passar mais tempo na natureza, yoga, meditação, oração e assim por diante. Tente abordar quais áreas de sua vida causam mais estresse e como você pode lidar com elas adequadamente.

3. Obtenha Descanso Suficiente

Dormir é crucial para a regeneração celular, produção de hormônios, controle de estresse e até mesmo controle de peso. Na verdade, privação de sono pode ter os mesmos efeitos negativos sobre a saúde e hormônios como a falta de atividade e uma dieta pobre em nutrientes.

Em uma revisão publicada em Reprodução Humana, os pesquisadores analisaram um estudo transversal de mulheres com e sem ovário policístico. Eles descobriram que distúrbios do sono eram duas vezes mais comuns em mulheres com o em comparação com aquelas sem.

Consistentemente não dormir o suficiente aumenta os hormônios do estresse no corpo, incluindo cortisol, e muda os níveis de hormônios que controlam seu peso e apetite, incluindo insulina e grelina. Quanto mais estressado você é, mais sono você provavelmente precisa – mas a recomendação geral que funciona bem para a maioria das pessoas é dormir sete horas por noite.

4. Exercícios Corretos

Se você tem uma predisposição para desenvolver desequilíbrios hormonais, tenha em mente que há uma linha tênue entre o excesso e a falta de atividade. Geralmente falando, os corpos das mulheres são mais suscetíveis às mudanças hormonais quando o exercício é aumentado além dos níveis saudáveis.

Por exemplo, “atleta triada feminina” é uma condição que pode contribuir para ovário policístico, que é causada por excesso de exercício juntamente com uma dieta restritiva. As atletas do sexo feminino podem ser mais suscetíveis a períodos irregulares, de acordo com vários estudos.

Claro, isso não significa que você precisa cortar o exercício, uma vez que existem muitos benefícios da atividade física para o equilíbrio hormonal. É apenas uma questão de descobrir qual quantidade funciona melhor para você.

5. Evitar a exposição a disruptores endócrinos

Os disruptores endócrinos são substâncias químicas que interferem na produção, liberação, transporte, metabolismo ou eliminação dos hormônios naturais do corpo.

Na sociedade industrializada de hoje, nos encontramos com eles mais do que nunca: no ar, na água, no solo e em produtos de beleza ou domésticos. Estes disruptores podem imitar os hormônios naturais, especialmente o estrogênio, que pode resultar em superprodução ou subprodução de hormônios reais.

Fique atento aos sintomas da síndrome do ovário policístico, faça mudanças na sua dieta, invista em hábitos que promovam a qualidade de vida e procure orientação médica.

www.drjulianopimentel.com.br

Tags:

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page