top of page

9 Técnicas Para Aliviar O Estresse Durante O Trabalho


O estresse é uma realidade no dia a dia de muitas pessoas, e ele está muitas vezes relacionado à rotina de trabalho.

A verdade é que muitas pessoas são competentes, organizadas e produtivas, mas não consegue evitar o estresse no ambiente de trabalho. Essa realidade pode causar frustrações, depressão e problemas de saúde.

Neste artigo, eu irei apresentar algumas dicas para aliviar o estresse durante o trabalho.

Não deixe de ler e compartilhar.

Como Gerenciar O Estresse No Local De Trabalho?

Está cada vez mais difícil lidar com o estresse no ambiente de trabalho. Independentemente do nível de salário ou ocupação, estamos nos sentindo cada vez mais sobrecarregados profissionalmente.

Enquanto um pouco de estresse faz parte do trabalho, o estresse excessivo pode interferir com a sua produtividade e reduzir a sua saúde física e emocional. Encontrar maneiras de gerenciar o estresse no local de trabalho não é sobre fazer grandes mudanças a cada aspecto de sua vida profissional. Em vez disso, você deve focar em gerenciar o que está dentro do seu controle.

A capacidade de lidar com o estresse não só pode melhorar sua saúde física e emocional, ele também pode fazer a diferença entre o sucesso ou fracasso no trabalho. Suas emoções são contagiosas e estresse tem um impacto sobre a qualidade de suas interações com outras pessoas.

Técnicas Para Aliviar O Estresse No Trabalho

Há uma variedade de passos que você pode tomar para reduzir os níveis de estresse que você encontra no trabalho.

1. Fique atento aos sinais de estresse

O estresse pode torná-lo menos produtivo e fazer o trabalho parecer menos gratificante. Se você ignorar os sinais de estresse no trabalho, eles podem levar a problemas maiores. Além de interferir com satisfação e desempenho no trabalho, estresse crônico ou intenso também pode levar a problemas de saúde física e emocional.

Sinais e sintomas de estresse podem incluir:

  • Ansiedade e depressão;

  • Apatia, perda de interesse no trabalho;

  • Problemas para dormir;

  • Fadiga;

  • Problemas de concentração;

  • Tensão muscular ou dores de cabeça;

  • Problemas de estômago.

Causas comuns de stress excessivo no local de trabalho

  • Medo de ser despedido;

  • Mais horas extras devido a cortes de pessoal;

  • Pressão para executar tarefas;

  • Cobranças excessivas.

2. Tire um minuto para respirar fundo

Você está se sentindo sobrecarregado, tenso ou ansioso? Respirar profunda e lentamente pode ajudar nos momentos de estresse agudo.

Antes de tomar uma decisão séria, faça um exercício de respiração profunda.

Inspire profundamente e expire contando até dez, repita cinco vezes. Esse exercício simples irá ajudar a diminuir os níveis de estresse e aumentar o seu foco.

3. Relaxe os ombros

Em geral, um profissional estressado tem uma boa parte da tensão localizada na região dos ombros. Tente afastar os ombros da orelha, estique o pescoço; este exercício pode e deve ser feito durante qualquer horário do expediente.

4. Estabeleça prioridades

Calcule o tempo necessário para cada tarefa e dê prioridade às mais importantes. Não lote a sua agenda; reserve tempo para os imprevistos. O ideal é reservar 15 minutos do fim de semana, quando você está mais relaxado, para planejar a semana seguinte com calma.

5. Não tente controlar o incontrolável

Muitas coisas estão além do nosso controle – principalmente o comportamento das outras pessoas com quem você trabalha. Em vez de tentar mudá-las ou reclamar, foque naquilo que você pode controlar, como a maneira que você reage aos problemas.

6. Conte com os seus companheiros de trabalho

Procure cercar-se de pessoas positivas no ambiente de trabalho e na sua vida pessoal.

Ter com quem desabafar e sentir-se apoiado pode ajudá-lo a diminuir a tensão e enxergar saídas para os problemas. Buscar ajuda é sinal de força, e uma maneira de retornar mais rapidamente ao estado de equilíbrio. Se você sentir que o estresse está dominando sua vida, procure ajuda profissional

7. Tome decisões

O estresse crônico afeta a nossa capacidade de tomar decisões. É claro que existem situações em que é preciso refletir muito bem sobre as consequências do caminho que tomamos, mas você não precisa levar horas para tomar pequenas decisões. Decida! Isso vai tirar um peso desnecessário de suas costas.

8. Relaxe

Acredite, cuidar de si próprio é uma necessidade, não um luxo.

Reservando um tempo para se divertir e relaxar, você vai conseguir lidar melhor com as dificuldades do trabalho. Você pode dar uma caminhada, tomar um banho quente, ouvir uma música, assistir a um bom filme, telefonar para um amigo. Esse é seu tempo para recarregar as baterias e voltar motivado para um novo dia de trabalho.

9. Cultive bons hábitos

Você pode aumentar sua resistência ao estresse cuidando da saúde física. Exercite-se regularmente . Faça refeições balanceadas e ricas em nutrientes, mastigue lentamente e evite fazer outras coisas ao mesmo tempo. Dormir o suficiente também é essencial para se sentir descansado e motivado.

O estresse pode afetar negativamente seu desempenho no trabalho e qualidade de vida. Se você se sente muito ansioso e irritado, o ideal é procurar orientação profissional.

www.drjulianopimentel.com.br

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page