top of page

Como A Canela Reduz O Açúcar No Sangue E Combate O Diabetes


A canela é uma especiaria usada milenarmente com muitas utilidades. Uma delas está relacionada a saúde. Se você sofre com o problema de diabetes e com altos níveis de açúcar no sangue, então é importante você dar atenção a esse artigo.

A diabetes e o açúcar no sangue são assuntos sérios a considerar, e apesar de que a prevenção sempre vai ser o melhor remédio; cuidar da saúde para controlar esses males é essencial.

Veja abaixo como a canela pode ajudar nessas questões.

Não deixe de ler e compartilhar.

Canela E A Diabetes

Primeiro vamos falar sobre a Diabetes, ela é uma doença caracterizada por açúcar no sangue anormalmente elevado.

Se mal controlada, pode levar a complicações como doença cardíaca, doença renal e danos nervosos.

O tratamento geralmente inclui medicamentos e injeções de insulina, mas muitas pessoas também estão interessadas em alimentos que podem ajudar a diminuir o açúcar no sangue.

Mas falando sobre a canela, que é uma especiaria muito usada e conhecida no mundo todo, posso dizer que é uma grande amiga da saúde.

Existem diversas variedades diferentes da canela que são vendidas e são tipicamente categorizadas por dois tipos diferentes:

Ceilão: Também chamado de “canela verdade”, é o tipo mais caro.

Cassia: Mais barata e encontrada na maioria dos produtos alimentares que contém canela.

Vou mostrar os seus benefícios:

1-Contém Antioxidantes

A canela contém grandes quantidades de antioxidantes, o que lhe dá benefícios para a saúde.

De fato, um grupo de cientistas comparou o teor de antioxidantes de 26 diferentes ervas e especiarias e concluiu que a canela tinha a segunda maior quantidade de antioxidantes entre eles (ficando atrás apenas do cravo).

Os antioxidantes são importantes porque ajudam o corpo a reduzir o estresse oxidativo, um tipo de dano às células, causado pelos radicais livres.

Um estudo mostrou que consumir 500 mg de extrato de canela por dia durante 12 semanas diminuiu 14% o marcador de estresse oxidativo em adultos com pré diabetes.

Isto é significativo, uma vez que o estresse oxidativo tem sido implicado no desenvolvimento de quase todas as doenças crônicas, incluindo o diabetes tipo 2.

2-Pode Aumentar A Sensibilidade À Insulina

Em pessoas com diabetes, o pâncreas não consegue produzir bastante insulina ou o corpo não responde à insulina corretamente, conduzindo aos níveis de açúcar de sangue elevados.

A canela pode ajudar a diminuir o açúcar no sangue e combater o diabetes imitando os efeitos da insulina e aumentando o transporte de glicose nas células.

Ela também pode ajudar a diminuir o açúcar no sangue, aumentando a sensibilidade à insulina, tornando a insulina mais eficiente na movimentação da glicose para as células.

Um estudo mostrou que a canela aumentou a sensibilidade à insulina imediatamente após o consumo, com o efeito durando pelo menos 12 horas.

Outro estudo também demonstrou aumentos na sensibilidade à insulina após duas semanas de suplementação com canela.

3-Canela Diminui Os Açúcares No Sangue

Dependendo do tamanho da refeição e quantos carboidratos foram consumidos, os níveis de açúcar no sangue pode subir consideravelmente após você comer.

Estas flutuações de açúcar no sangue podem aumentar os níveis de estresse oxidativo e inflamação, que tendem a causar um grande dano às células do seu corpo e colocá-lo em risco de doença crônica.

A canela pode ajudar a evitar estes picos de açúcar no sangue após as refeições.

Alguns pesquisadores dizem que isso acontece pois ela abranda a rapidez com que a comida se esvazia do estômago.

Um estudo descobriu que consumir 1,2 colheres (6 gramas) de canela levou a um esvaziamento do estômago mais lento.

Outros estudos sugerem que a canela pode diminuir o açúcar no sangue após as refeições, bloqueando as enzimas digestivas que quebram carboidratos no intestino delgado.

4-Diminuir O Risco De Complicações Do Diabetes

Esta especiaria faz mais do que baixar o açúcar no sangue em jejum e diminuir os picos de açúcar no sangue após as refeições.

Também pode diminuir o risco de complicações comuns do diabetes.

Pessoas com diabetes têm o dobro do risco de doença cardíaca do que as pessoas que não têm diabetes.

A canela pode ajudar a diminuir esse risco, melhorando os fatores de risco estabelecidos para doença cardíaca.

Uma revisão de estudos controlados em pessoas com diabetes tipo 2 constatou que a ingestão de canela estava associada a uma diminuição média do colesterol LDL “mau” e uma diminuição dos triglicéridos.

Também relatou um aumento médio de colesterol HDL “bom”.

Além disso, outro estudo descobriu que a suplementação com dois gramas de canela durante 12 semanas reduziu significativamente a pressão arterial sistólica e diastólica.

Curiosamente, o diabetes também tem sido cada vez mais implicado no desenvolvimento da doença de Alzheimer e outras demências.

Estudos sugerem que o extrato de canela pode diminuir a capacidade de duas proteínas – beta-amilóide e tau – em formar placas e emaranhados, que são rotineiramente ligados ao desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Quanto Você Deve Tomar

Apesar dos diversos benefícios da canela para diminuir o açúcar no sangue, nenhum consenso foi alcançado quanto à quantidade que você deve consumir.

Estudos têm tipicamente usado 1-6 gramas por dia, adicionado aos alimentos.

Um estudo relatou que o açúcar no sangue de pessoas que consomem 1, 3 ou 6 gramas diárias de canela diminuíram na mesma quantidade.

Consumir até 1 ou 2 colheres de chá (6 gramas) por dia é o mais indicado.

Muitos estudos têm mostrado que essa especiaria tem a capacidade de baixar o açúcar no sangue e ajudar a gerenciar complicações comuns do diabetes, entre outros benefícios à saúde.

Em quantidades moderadas, ela traz muitos benefícios para a saúde e deve fazer parte da sua alimentação de verdade.

Cuide da sua saúde e inclua esse tipo de especiaria natural em suas alimentações. Aproveite para usá-la em algum prato saboroso do dia dos pais.

www.drjulianopimentel.com.br

Tags:

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
apoie_edited.jpg
bottom of page