Receita pra fazer em casa: sabão líquido natural pra lavar roupas

Sim, você leu certo. É uma receita de sabão líquido natural pra roupas!

Vamos a sequencia:

Artigo completo

vídeo do preparo do sabão líquido e

No final da página estarão os links, para quem quiser, saber muito mais sobre Cristal Muniz.

Depois que eu postei aqui a receita do sabão em pó com sabão de coco e bicarbonato de sódio, muita gente me pediu uma versão líquida. Essa receita incrível é da Flavia Aranha, lá do blog da sua marca de roupas. Ela conta que usa esse detergente pra lavar os tecidos antes de fazer os processos de tingimento natural, porque as fibras precisam estar bem limpas para o tingimento ficar uniforme. Não tive dúvidas que ia funcionar, mas deixa eu contar que funcionou até bem demais, minha gente. No primeiro teste, lavei uma blusinha amarelada que limpou to-di-nha.

Usei a receita toda e não tive dúvidas que é meu detergente favorito.

Essa receita tem apenas três ingredientes: sabão de coco, álcool e bicarbonato de sódio. É um detergente natural se você usar um sabão de coco em barra também natural. Por isso, leia a composição em busca de óleo de coco e, quanto menos ingredientes na lista, melhor. Se você tiver sorte e conseguir comprar um sabão de coco artesanal, melhor ainda!


A ideia de usar um sabão assim, feito em casa é de diminuir o lixo das embalagens dos sabões convencionais e de diminuir o uso dos químicos desses produtos. Você já leu a composição? Tem coisas bem duvidosas como branqueador óptico, sequestrante (juro!) além do Lauril Sulfato de Sódio, um detergente poderoso e que além de ser péssimo pra nossa pele, podendo dar alergias, também é péssimo para o meio ambiente.


Você vai precisar de:

  • 3 litros de água

  • 1 barra de sabão de coco (cerca de 200g)

  • 50 ml de álcool 70 ou 90 (100ml de álcool comum se você não achar os outros)

  • 3 colheres de sopa (o medidor) de bicarbonato de sódio

  • 5 ml de óleo essencial da sua escolha (opcional, porque é bastante caro, mas é o que deixa o sabão cheiroso)

Como fazer:

  1. Coloque a água pra ferver em uma panela. Evite as de alumínio, elas podem manchar! Enquanto isso, rale o sabão. Leia a composição do sabão para saber se ele é verdadeiramente de coco. Precisa ter pelo menos algum desses ingredientes: óleo de coco, óleo saponificado de coco, óleo de babaçu. A maioria dos sabões “de coco” não é de coco, e sim de sebo animal. Leia a composição sempre!

2. Quando a água estiver fervendo, coloque o sabão e mexa devagarzinho até dissolver tudo. Dica: escolha uma panela maior que os 3 litros de água pra não transbordar. Desligue o fogo.

3. Coloque o álcool. Eu recomendo o álcool 70 ou 90, mas o 46 também funciona

4. E o bicarbonato de sódio. Nessa hora a mistura vai espumar bastante, por isso é importante escolher uma panela maior que os 3L de água.

5. Deixe a mistura esfriar até ficar morna.

6. Se você quiser colocar óleo essencial pra dar cheirinho, a hora é agora – é importante esperar a mistura esfriar, senão o óleo essencial vai evaporar todo. A Flavia recomenda usar óleo essencial de limão. Você pode usar basicamente qualquer óleo essencial, mas como a maioria deles é bem cara e rara também, eu recomendo escolher os de frutas cítricas ou os de plantas produzidas no Brasil, como alecrim, capim-limão, citronela, laranja doce, limão, eucalipto. Se você quiser adicionar algumas gotas de óleos mais caros, como melaleuca e lavanda, você vai deixar um pouco do cheiro e adicionar o efeito terapêutico desses OEs.

7. Misture e deixe descansar por 1h.

8. Sirva em potes de vidro (como de suco de uva) porque rende os 3 litros.


Como usar

Aqui eu uso mais ou menos assim: – 1 medidor que tem mais ou menos 50ml pra 4kg de roupas não muito sujas (a maioria delas). – 2 medidores (100ml) pra 4kg de roupa muito suja (panos de chão, panos da cã Filó, panos de prato).

Dicas e informações

O detergente fica líquido mesmo, não viscoso. Não deu nada de errado na receita se ele ficou parecendo água ao invés daquele detergente que a gente tá acostumado. É só que não tem ingredientes pra deixar ele viscoso, mas funciona sim!

– Se ele ficou duro ou gelatinoso, pode ser porque você usou um sabão que não era puro de coco. Isso acontece com o sabão de óleo reutilizado, por exemplo. Ele funciona igual, você pode usar água morna para dissolver um pouco mais na hora de usar.

– O álcool é importante para que o detergente dê certo. Ele ajuda a deixar a mistura mais homogênea, ajuda a dissolver completamente o bicarbonato para que ele não precipite depois de frio, adiciona poder de limpeza principalmente pra roupas brancas e apesar de ser pouco, adiciona poder desinfetante. Ele não evapora completamente, só um pouco, assim que ele entra na mistura ele se liga quimicamente ao que tá ali.

– Dá pra usar pra lavar louça, pra lavar banheiro, pra tudo o que você quiser além de lavar roupas, viu? Para lavar louça, eu recomendo usar um potinho de sabonete líquido, para não desperdiçar.

Para fazer um limpador multiuso, misture 50ml do sabão líquido em 300ml de água e coloque em um potinho com válvula spray. Serve para vidros, espelhos, bancadas, superfícies em geral.

– Essa receita é com certeza muuuito mais barata que um sabão líquido de roupas convencional, além de produzir menos lixo e menos químicos nocivos. Eu gasto cerca de R$5 no total (desconsiderando o OE) e uso essa quantidade por 1 mês e meio mais ou menos!

Se você quer deixar a mistura cheirosa e não pode comprar óleo essencial, você pode adicionar chá de lavanda, capim limão, hortelã, alecrim e outras ervas super aromáticas na água que vai esquentar. Coloque com uma peneira ou um sachê para tirar antes de adicionar o sabão. Ele vai ficar cheiroso! Provavelmente ele não vai ficar transparente/levemente branco, e sim esverdeado ou levemente marrom por causa da interação química dos compostos das plantas.

Se você quiser ver em vídeo essa receita, espia aqui:




 


fonte:



Blog: https://umavidasemlixo.com/blog/



Instagram: https://www.instagram.com/cristalmuniz/



Facebook: https://www.facebook.com/umavidasemlixo



 

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo