Alguns alimentos, como os carboidratos, são considerados vilões do emagrecimento, mas será isso é verdade? Na maioria das vezes, as pessoas acreditam no que ouvem em conversas com vizinhos, colegas da academia, amigos, familiares... Mas, é preciso ter muito cuidado. Para dar uma forcinha, a nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia desvenda alguns mitos da dieta.
Mitos da dieta
* Quem quer perder peso não deve comer lanches entre as refeições?
A perda de peso necessita de um metabolismo ativo e a própria digestão dos alimentos já gasta energia. Ou seja, se alimentar corretamente e de três em três horas é o ideal para quem quer manter o metabolismo ativo e perder quilos.
* Comer à noite engorda?
Comer em excesso engorda em qualquer momento do dia. Não adianta ficar em jejum a noite toda e, pela manhã, se alimentar três vezes mais do que deveria. Aí sim haverá ganho de peso. Saiba se alimentar com regularidade e em quantidades adequadas. Como dissemos anteriormente, o jejum não emagrece!
Á noite, prefira consumir alimentos mais leves e equilibrados
* Os carboidratos devem ser excluídos da dieta?
Nosso corpo precisa deles sim para ter energia para todas as atividades diárias. O importante é selecionar qual tipo de carboidrato vamos consumir. Dê preferência aos ricos em fibras, como, por exemplo, arroz integral, lentilhas e grão de bico. Eles vão aumentar a saciedade e melhorar o trânsito intestinal.
* Alimentos diet/light são amigos da dieta?
Alimentos diet/light são falsos amigos. Aparentam ajudar, porém são ricos em sódios e conservantes. Vão prejudicar mais a saúde do que ajudar a perder peso.
* Durante a dieta não se deve consumir carnes?
Nosso corpo precisa de proteínas e as carnes são fontes de alto valor biológico. Mas tenha cuidado. Consuma as magras, como frango, peixes e até mesmo a bovina, desde que não tenha muita gordura. Além de serem ricas em proteínas, elas conferem saciedade pois a digestão é mais lenta, fazendo com que você demore para sentir fome novamente.
Andréa Santa Rosa Garcia é nutricionista com foco em Nutrição Funcional, que tem como base não apenas a contagem de calorias, mas o que o corpo realmente precisa. Criadora do programa online Vida Funcional, Andrea é ainda membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine (EUA), além de ser pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, em Fisioterapia Clínica Funcional e Nutrição Ortomolecular.
Nutricionista de famosas como Juliana Paes, Cléo Pires, Sabrina Sato, Fiorella Mattheis e Angélica, Andrea é casada com o ator Márcio Garcia, com quem tem quatro filhos.
matéria do site: www.bolsademulher.com